Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Aprendiz é patrimônio do Rio

June 29, 2017

 

O Deputado Estadual Waldeck Carneiro (PT) conseguiu aprovar, na tarde de ontem, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o Projeto de Lei 2.066/16 que declara o "Programa Aprendiz - Música na Escola" como patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O PL segue agora para ser sancionado pelo governador. O programa tem apoio da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro e realiza mensalmente audições de seus alunos na Sala de Cultura Leila Diniz.

 

"Ao longo dos anos, o programa se sofisticou muito tecnicamente, formando corpos artísticos e integrantes que passaram por importantes orquestras no Brasil e fora dele. É sobretudo uma iniciativa que qualifica o currículo da escola e introduz, de maneira muito potente, a arte e a música. Mexe muito com as crianças e suas famílias, sendo um fator importantíssimo de socialização e inclusão sócio-cultural", justifica o parlamentar.

 

O Programa 

 

O Programa Aprendiz - Música na Escola é um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país, realizado na cidade de Niterói desde 2001. Ele leva para as escolas municipais aulas gratuitas de iniciação musical, canto, coral e prática de instrumentos de cordas, sopros e percussão. 

 

O objetivo principal do Programa Aprendiz é ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens através do ensino da música. Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais. O programa mantém ainda um trabalho de intercâmbio cultural com a Noruega e a Alemanha. 

 

A iniciativa contempla, hoje, mais de 2500 crianças e jovens, e o resultado tem sido alunos que se tornam professores, reproduzem conhecimento musical, entram em universidades com graduação em música com o objetivo de se profissionalizar e ganhar o mercado e ainda participam de intercâmbios culturais. 

Please reload

Leia também:
Please reload