Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Aula de democracia na Câmara

September 13, 2017

Alunos do Programa Aprendiz Cooperativo visitaram a Câmara de Vereadores de Niterói na última segunda-feira, onde foram recepcionados pelo presidente do Poder Legislativo de Niterói, vereador Paulo Bagueira. Eles participaram de uma sessão plenária simulada, conheceram as dependências do prédio histórico e aprenderam sobre a rotina administrativa da Casa. A visita fez parte do Programa Escola de Democracia que, semanalmente, traz crianças e adolescentes à Câmara.

 

A visita dos alunos fez parte da disciplina “Políticas Públicas”, que compõe a grade curricular do Programa, realizado pelo Sescoop-RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado do Rio de Janeiro) , desenvolvido em parceria com a Unimed Leste Fluminense. Dois projetos de lei foram apresentados pelos aprendizes. Um, estimulava o turismo em Niterói e, o outro, a reciclagem de materiais eletroeletrônicos. As duas iniciativas foram feitas em grupos durante as aulas, em que cada estudante buscou informações que deram subsídios para os documentos.

 

O presidente Bagueira recebeu as propostas e comentou que “elas foram excelentes, todas com profundo embasamento, mostrando o motivo de eles escolherem os respectivos temas, que podem muito bem serem levados à discussão entre os vereadores”. Bagueira enfatizou a importância dos jovens passarem a ter uma maior preocupação com a política de sua cidade e do seu país. ‘É no município que se forma novas lideranças políticas. “É importante que o jovem se integre mais à política e que o poder público, por sua vez dê mais ouvido e voz a eles”, disse.

 

Durante a sessão simulada o estudante Matheus Batista virou presidente da Casa. “Achei algo novo e foi bastante estimulante. Geralmente, ficamos distantes do que é discutido pelo Poder Legislativo e, como consequência, ficamos sem saber como é o trabalho de um vereador. Com essa visita e a sessão simulada, entendi como é o trabalho realizado e a importância para a cidade”, afirmou Matheus.

 

Foto: O presidente da Câmara, Paulo Bagueira, com alunos do Programa Aprendiz (Sérgio Gomes)

Please reload

Leia também:
Please reload