Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Posse de Phabricio Petraflia na ANL

October 18, 2017

 

O poeta Phabricio Petraglia toma posse na Cadeira 21 da Academia Niteroiense de Letras, patronímica de Luiz Antônio da Silva Santos, nesta quarta-feira (18), às 18h, em solenidade no salão do Hotel H Niterói (Dr. Paulo Alves, 14, Ingá). A saudação ao novo imortal será proferida pelo acadêmico Waldenir de Bragança, também presidente da Academia Fluminense de Letras. Foram antecessores da Cadeira: Serafim Silva; Arídio Fernandes Martins; Roberto Pereira dos Santos; José Martins de Araújo Junior; Carlos Tortelly Rodrigues Costa; José Hermínio Guasti e Geraldo Freitas Caldas.

Phabricio Petraglia é niteroiense de Icaraí, além de escritor e poeta também é ator, compositor, jornalista, bacharel em Direito, tabelião substituto e técnico em transações imobiliárias. Concluiu o Ensino Médio no Colégio Pio XI e se formou ator pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). Também cursou Jornalismo pela Estácio e Direito pela UNILASALLE.

A paixão pela escrita nasceu quando estudava teatro e descobriu os textos de Shakespeare, mas foi na faculdade de jornalismo que o jovem Phabricio Petraglia escreveu sua primeira poesia. Com apenas 18 anos o autor viu despertar seu lado literário e poético. Em Dois, seu livro de estreia, publicado pela editora Nitpress, Phabricio apresenta 55 poesias escritas ao longo dos últimos cinco anos.

Em 2014 foi condecorado com a Medalha Tiradentes pela longa contribuição com a cultura de nosso Estado.

Como ator formado pela Casa de Artes de Laranjeiras está matriculado sob o Reg. Prof. Art. SATED 03557 serie 142 DRT/RJ atuou em diversas peças teatrais, entre elas: “As Três Irmãs” – de Anton Tchekhov, “Querô” – de Plínio Marcos e “Homem Super-Homem” – de George Bernard Shaw.

O universo teatral foi extremamente enriquecedor a sua sensibilidade musical, logo se viu compondo músicas. Foi na composição de Sambas-Enredo que mais logrou destaque ao figurar, por dois anos consecutivos, entre os finalistas de duas Escolas de Samba do nosso Estado: G.R.E.S. Estácio de Sá e G.R.E.S. Beija-flor.

Condecorado Cavaleiro e Comendador da Ordem Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubtischek e por sua responsabilidade direta por mais de 200 funcionários, recebeu o título de “Personalidade do ano” pela ABHM.

O livro Dois brinda os leitores com 94 poemas em 96 páginas. A orelha traz uma comovente declaração da atriz Fernanda Montenegro para o jovem poeta. A obra fere três feras dessa era virtual: o consumo visual pela auto adulação; o discurso político sofista e totalitário; e o viés neoparnasiano delirante das “análises” postadas diariamente nas redes sociais. Em essência, trata da velha e boa condição humana diante de sucessos e fracassos, esperança e desespero, com uma sinceridade tocante e uma cadência rítmica vibrante, um staccato pregado acima das notas de nossas vidas transformadas em melodia".

Please reload

Leia também:
Please reload