15 de nov de 20202 min

Barroso confirma tentativa de invasão ao sistema do TSE

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso (Agência Brasil)

Em entrevista coletiva neste domingo (15), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que houve uma tentativa de invasão aos sistemas do tribunal. Ele disse, no entanto, que a tentativa de derrubada do sistema neste dia das eleições foi “totalmente neutralizada pelo TSE e pelas operadoras de telefonia, sem qualquer repercussão sobre o processo de votação”.

O ministro fez questão de ressaltar que todas urnas eletrônicas ficam fora de rede, de modo que não é possível afetar os resultados das eleições ainda que sejam feitos ataques nesse sentido.

"Não houve nenhum tipo de impacto", afirmou. O TSE investiga também um suposto vazamento de dados de funcionários da Corte, mas que não ocorreu agora. "Esse vazamento não é produto de um ataque atual, mas um ataque antigo, não fomos capazes de precisar quão antigo", disse Barroso.

“Depois dos ataques aos servidores do Superior Tribunal de Justiça, reforçamos a segurança dos nossos sistemas e uma das medidas foi o desligamento de um de dois dos principais servidores. Nós tiramos um servidor da rede e fizemos um backup de tudo que era importante e tiramos da rede, como garantia de que se por acaso o sistema não funcionasse e houvesse invasão, teríamos um servidor com todas as informações relevantes fora do sistema”, afirmou no início da tarde deste domingo.

Segundo o presidente do TSE, "com esse servidor desligado, o [servidor] remanescente sofreu uma sobrecarga e apresentou instabilidade há dois ou três dias. Esse desligamento em medida significativa afetou o desempenho ótimo do e-titulo”, informou, concluindo com um pedido de "desculpa pelo inconveniente” e dizendo que o tribunal está apurando “exatamente o que aconteceu para aperfeiçoar o sistema para que não aconteça esse tipo de transtorno”. O tribunal, segundo ele, está em contato com o Google e com empresa responsável pelo aplicativo para melhorar o serviço.