top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Bolsonaro discursa hoje na Cúpula da Biodiversidade da ONU

O presidente Jair Bolsonaro gravou nesta terça-feira (29/9), no Palácio do Planalto, um discurso para a reunião virtual da Cúpula da Biodiversidade da Organização das Nações Unidas (ONU). A fala de Bolsonaro será veiculada na tarde de hoje (quarta), em Nova Iorque, por volta das 15h.

ree
Reprodução

O conteúdo deverá ser pautado na defesa da Amazônia, na importância do crescimento sustentável e na preservação da biodiversidade para o desenvolvimento econômico. Ironicamente, a participação do presidente na reunião da cúpula ocorre ao mesmo tempo que a destruição de dois dos biomas mais ricos em biodiversidade no país: Amazônia e Pantanal.


A Cúpula das Nações Unidas sobre Biodiversidade, convocada pelo presidente da Assembleia-Geral ONU, Volkan Bozkir, terá como tema “Ação Urgente de Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável”. Participarão do encontro ainda 22 autoridades, entre as quais a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, os primeiros-ministros da Itália, Giuseppe Conte, e do Reino Unido, Boris Johnson.


A expectativa é de que Bolsonaro siga na mesma linha do discurso de abertura da 75ª Assembléia Geral, na semana passada, quando se manteve distante da realidade e fez afirmações mentirosas. A participação de Bolsonaro na reunião acontece dois dias depois do lançamento de um programa do governo de regulamentação das atividades mineradoras, que inclui a exploração em reservas indígenas e em áreas de proteção ambiental. E no auge do processo de desmonte dos órgãos ambientais de conservação e fiscalização.


Também nesta mesma semana, o ministro Ricardo Salles derrubou duas normas do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) de proteção a manguezais e restingas — igualmente ricas em biodiversidade. A medida beneficiaria empresários do agronegócio e incentivaria a especulação imobiliária em áreas de preservação. As revogações de Salles foram suspensas nesta terça-feira pela Justiça Federal.


Biodiversidade em cinzas

Segundo estimativa de pesquisadores e voluntários que trabalham no combate aos focos de incêndio em Mato Grosso, cerca de 20% da biodiversidade foi perdida com as queimadas no Pantanal. O fogo ainda consome várias áreas do bioma, inclusive no estado vizinho, Mato Grosso do Sul.


O pesquisador-chefe do projeto Bichos do Pantanal, Douglas Trent, que estuda a biodiversidade na região, afirmou que o fogo já matou milhares de animais, com menos chance de sobrevivência para os mais lentos, que não conseguem fugir das chamas.


Até agora, foram cerca de 3 milhões de hectares de terras queimadas no Pantanal, de acordo com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). Segundo o Instituto SOS Pantanal, isso representa quase 19% do bioma no Brasil. O tamanho da devastação corresponde a 19 cidades de São Paulo. Segundo a Constituição Federal (artigo 225, parágrafo 4º) o Pantanal é patrimônio nacional.


Já na Amazônia, houve um aumento de 34% no desmatamento, segundo dados do Deter, programa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que detecta a destruição em tempo real.


Na primeira quinzena deste mês foram registrados 20.485 focos de calor pelo Programa Queimadas, do Inpe. Em todo o mês de setembro do ano passado foram 19.925 focos. Setembro de 2020 alcançou a média de 1,4 mil queimadas por dia.





 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page