mar 281 min

Bolsonaro pede a Moraes liberação de passaporte para viajar a Israel

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Advogados da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro enviaram uma petição ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, pedindo ao magistrado a devolução de seu passaporte - apreendido pela Polícia Federal no âmbito das investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado - para fazer uma viagem a Israel.

O pedido ocorreu na semana passada, antes de vir à tona o escândalo relacionado aos dois dias em que Bolsonaro ficou na Embaixada da Hungria, supostamente para evitar ser preso pelas autoridades brasileiras,

De acordo com o Globo, junto à petição, foi anexado convite do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para que Bolsonaro visite o país entre 14 e 18 de maio. Israel está em guerra contra o Hamas, dentro do território palestino, em Gaza, e já matou mais de 31 mil palestinos - a maioria de mulheres e crianças - desde o dia 7 de outubro do ano passado.

Em meados de março, dois governadores aliados ao ex-mandatário, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, visitaram Jerusalém a convite de Netanyahu.

Bolsonaro também teria sido convidado para a agenda, mas não obteve autorização de Moraes para viajar.

Durante seu governo (2019-2022), o ex-presidente foi a Israel logo no começo de seu mandato e às vésperas da eleição no país em fevereiro de 2019.