6 de ago de 20211 min

Brizola Neto participa de debate sobre futuro do trabalho

Atualizado: 7 de ago de 2021

O Coordenador de Trabalho e Renda de Niterói, Brizola Neto, participou na tarde desta sexta-feira (6/8) do seminário virtual "Movimento Sindical e o Futuro do Trabalho", promovido pela Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). Brizola Neto falou sobre o desemprego no país e fez questão de frisar que a crise no mercado de trabalho brasileiro é anterior à pandemia, resultado do modelo econômico adotado nas três últimas décadas.

Imagem: captura de tela

O ex-ministro do trabalho ressaltou, no entanto, que a covid-19 e o governo Bolsonaro trasformaram a crise em tragédia, e citou a cidade de Niterói como referência no país na adoção de soluções para o enfrentamento da pandemia e de proteção a famílias vulneráveis, trabalhadores e pequenas empresas. Brizola Neto explicou como funcionam os programas socias Renda Básica, Empresa Cidadã e Supera Niterói.

"A prefeitura de Niterói conseguiu preservar o mínimo de atividade econômica e, ao mesmo tempo, não negligenciou as medidas de enfrentamento à pandemia, como o fechamenro do comércio não essencial e a restrição à circulação de pessoas, quando os indicadores atingiram seus patamares mais altos", disse ele.

O coordenador de Trabalho e Renda integrou o módulo que debateu os impactos da covid-19 no mercado de trabalho, ao lado de Marcio Pochmann, economista e ex-presidente do Ipea; Wanderson Oliveira, epidemiologista e ex-secretário nacional de Vigilância em Saúde; e que teve a mediação de Flavio Werneck, vice-presidente da CSB.

Assista ao seminário completo no canal da CSB no YouTube.