top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Caminhoneiros chamam auxílio de Bolsonaro de 'piada'


ree

Em estado de greve desde o último sábado (16) e ameaçando parar geral em 1º de novembro, os caminhoneiros veem como "piada" e "esmola" o auxílio-diesel de R$ 400 prometido pelo presidente Jair Bolsonaro para compensar a disparada de preço do combustível. Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, o Chorão, principal líder da categoria, a proposta de Bolsonaro "é uma piada de mau gosto" e a greve marcada para o dia 1º de novembro "está mantida".

"Eu acho que foi uma piada que ele (Bolsonaro) fez... ou será de verdade? Isso é uma piada de mau gosto. O caminhoneiro não quer esmola, quer dignidade, quer os compromissos que foram assumidos e que até hoje não saíram do papel", protestou Chorão, acrescentando que "é mais um balão apagado para a categoria colecionar de promessas do governo que ajudou a eleger".

Entre líderes dos caminhoneiros, o auxílio tem sido chamado também de "esmola", e, segundo Chorão, cobriria só 13% do abastecimento completo de um caminhão para uma única rodada de trabalho.

"Queremos algo concreto, não cortina de fumaça. A classe já deu 15 dias para o governo trazer algo concreto, mas isso não veio. Agradecemos pela piada do presidente, mas estamos num trabalho de unificação das pautas da categoria e a paralisação para o dia 1º de novembro está mantida, seguimos com a mobilização", afirma.

A disparada de preços dos combustíveis é a principal queixa da categoria, que reivindica mudança na política de preços da Petrobrás, além de cumprimento da lei do piso mínimo de frete e outras cobranças.

"A gente vem num trabalho de tentar acreditar, fizemos várias reuniões, mas percebemos que nada saiu do papel e a categoria não suporta mais esperar... Queremos estabilidade dos preços dos combustíveis, um fundo de colchão para amenizar volatilidade, mudança na política de preços da Petrobras, aposentadoria especial a partir dos vinte e cinco anos de contribuição e acima de tudo, queremos respeito e cumprimento da Lei nº: 13.703/2018, conhecida como Lei do Piso Mínimo de Frete”, lista o presidente da Abrava.

Política de preços

A política de preços da Petrobrás foi o principal motivador da histórica paralisação ocorrida em 2018, durante o governo golpista de Michel Temer, e que ajudou a impulsionar a campanha de Bolsonaro à presidência.

Criada pelo governo golpista logo após a nomeação de Pedro Parente presidente da estatal, em maio de 2016, o chamado Preço de Paridade de Importação (PPI) permitiu que as refinarias passassem a cobrar pelos combustíveis como se estivessem importando os produtos (preço internacional mais frete, custo portuário de internação e seguros). Com isto, refinarias no exterior passaram a fornecer seus produtos para o Brasil, tomando mercado da própria Petrobrás, que ficou com suas refinarias ociosas em até 30%. E os preços passaram a ser reajustados internamente de acordo com as oscilações do mercado internacional e do dólar.

O presidente Bolsonaro já afirmou que não vai mexer nessa política de preços, prejudicial ao consumidor brasileiro.


 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page