top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

'Capitã Cloroquina' será condecorada por serviços notáveis


(Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) concederá na sexta-feira (5) uma honraria a Mayra Pinheiro, médica que ficou conhecida como "capitã cloroquina" durante a CPI da Covid. As informações foram confirmadas pelo Globo.

Ela receberá a Ordem do Mérito Médico, uma condecoração criada em 1950 que tem como intuito premiar médicos que tenham prestado serviços notáveis ao país.

Enquanto ocupou o cargo de secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde.do Ministério da Saúde, Pinheiro foi ouvida e indiciada pela CPI da Covid por crime de epidemia com resultado de morte, prevaricação e crime contra a humanidade.

A médica defendia o uso da cloroquina como tratamento para a covid-19 e chegou a participar do desenvolvimento de um aplicativo do governo federal que recomendava o medicamento, comprovadamente sem eficácia.

Ela também ganhou notoriedade pela defesa do "tratamento precoce", um coquetel de medicamentos sem eficácia para combater o coronavírus.

Em 2020, Pinheiro foi a responsável por planejar o deslocamento de uma comitiva do Ministério da Saúde a Manaus para difundir o uso desses medicamentos. Dias depois, o estado do Amazonas entrou em colapso pela falta de oxigênio na rede hospitalar.

Em junho do ano passado, a médica foi ironizada nas redes sociais após celebrar a vacinação. Ela publicou em seu perfil uma foto segurando seu cartão de vacinação e a mensagem: "Devidamente vacinada contra a Covid-19".

Em fevereiro de 2022, a médica foi transferida para o Ministério do Trabalho, onde ficou apenas dois meses. Ela deixou o cargo em 30 de março para se filiar ao PL, partido escolhido por Bolsonaro para se candidatar à reeleição. Natural de Fortaleza, ela é pré-candidata a deputada federal pelo Ceará.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page