29 de abr de 20202 min

Curta Solar exibe filmes de diretores de Niterói no Youtube


 
O Curta Solar — programa de exibição de curta-metragens da Cultura Niterói e da Niterói Filmes, em parceria com o NPD e o Solar do Jambeiro — disponibiliza hoje (29), no Youtube, uma Mostra Especial de Quarentena com cinco filmes produzidos e realizados por diretores da cidade. O público poderá deixar perguntas e comentários, e a partir das 18h os diretores estarão online para responder as questões e interagir com os internautas. Os curtas ficarão disponíveis na rede até dia 14 de maio.
 

 
O programa existe desde 2014, com sessões no Solar do Jambeiro. Mais de 50 filmes de até 20 minutos de duração já participaram da mostra. De caráter democrático, o Curta Solar reúne películas premiadas nacional e internacionalmente e também produções de diretores iniciantes e independentes.
 

 
Nessa leva, serão exibidos cinco curtas. São eles:
 

 
- Um sonho de menina, de Gabriel Gonçalves e Marcos Paulo “Alfa”
 

Ana é uma menina de apenas 9 anos que sonha com um mundo mágico. Após ver uma pintura Grafite em um muro da cidade, fica admirada e se lembra de um livro. Sua viagem a leva a um encontro inesperado. Vídeo produzido ao final da oficina de Produção Audiovisual do Projeto Olho Vivo, ministrado pela Bem TV - Educação e Comunicação, em São Gonçalo-RJ.
 

 
- É a minha voz que você tem que ouvir, de Márcio Paixão e Juan da Silva
 

 
Um homem em situação de rua com uma câmera na mão nos conta como é sua vida durante um dia. O cinema aqui é instrumento para a construção da realidade das pessoas em situação de rua da cidade de Niterói a partir dos seus respectivos olhares. Um deslocamento da perspectiva de um grupo social estigmatizado que vive à margem das políticas públicas e da própria sociedade
 

 
- Réquien, de Felipe Duque
 

 
Réquiem é a adaptação para o cinema da história autobiográfica homônima
 
desenhada e escrita por Lourenço Mutarelli, conhecido autor de quadrinhos brasileiros. Utiliza desenhos da obra, narração do próprio Lourenço e músicas de Leonardo Sena, citadas na narrativa.
 

 
- Tudo tem seu tempo, de Eduardo Brantes
 

 
O tempo é o espaço onde a vida acontece, e é através de depoimentos de antigos pescadores que podemos observar a memória de suas vivências, sabedorias e tudo isso tendo como pano de fundo o bucólico bairro de Jurujuba.
 

 
- Memórias do Preventório, de Luciano Simplício
 

 
Em 2003, a Bem TV realizou o Projeto Olho Vivo, em que os jovens na Comunidade do Preventório fizeram um resgate da comunidade em detalhes jamais apresentado, no filme “Memórias do Preventório” é contada a história do Morro do Preventório com a narrativa e o olhar dos moradores da comunidade que fica no bairro de Charitas, em Niterói.