top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Defesa cobra do TSE acesso urgente a dados disponíveis desde 2021


(Foto: Abdias Pinheiro/Secom/TSE)

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, encaminhou na segunda-feira (1º) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um ofício classificado como "urgentíssimo", no qual pede para ter acesso aos códigos-fontes das urnas eletrônicas.

Entretanto, de acordo com o TSE, o acesso aos códigos-fonte do sistema de votação foi aberto em outubro de 2021, um ano antes da realização do pleito. Ou seja, a solicitação foi feita dez meses depois de o TSE ter aberto o código-fonte das urnas aos mais de 150 representantes das diversas entidades fiscalizadoras com legitimidade para atuar na fiscalização do processo eleitoral de 2022, incluindo membros das próprias Forças Armadas. O pedido ainda cita o "exíguo tempo disponível" até o dia da votação.

"Solicito a Vossa Excelência a disponibilização dos códigos-fontes dos sistemas eleitorais, mais especificamente do Sistema de Apuração [SA], do Sistema de Votação [VOTA], do Sistema de Logs de aplicações SA e VOTA e do Sistema de Totalização [SisTot], que serão utilizados no processo eleitoral", diz o documento enviado ao TSE e citado pelo UOL.

No mesmo documento, o chefe da Defesa solicita que a disponibilização dos dados seja feita até 12 de agosto por conta da proximidade das eleições.

Ao mesmo tempo, em outro ofício encaminhado ao TSE também na segunda-feira (1º), Nogueira cobra "informações técnicas preparatórias" solicitadas pela pasta em junho por meio de dois outros ofícios.

O intuito dessas informações seria "viabilizar os trabalhos da equipe das Forças Armadas de Fiscalização do Sistema Eletrônico de Votação, à luz da Resolução TSE no 23.673, de 14 de dezembro de 2021".

A reunião com representantes das entidades fiscalizadoras teve o objetivo de passar esclarecimentos sobre etapas, métodos, locais e formas de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação previstas na norma que disciplina o tema.

Uma das pessoas presentes foi o engenheiro Carlos Rocha, que preside o Instituto Voto Legal e representou o Partido Liberal, sigla do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Entretanto, pessoas que estavam no encontro avaliaram que o desempenho de Rocha foi muito ruim, segundo o UOL, e afirmaram que o membro do partido de Bolsonaro demonstrou ter a intenção de causar algum "embaraço" ao TSE, e sua participação causou desconforto nos demais presentes.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page