top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Evento online debate inclusão na educação

Por conta das desigualdades sociais, raciais e de gênero, o acesso à educação não é igualitário. Uns podem estudar nas melhores escolas, com os melhores professores e materiais, enquanto outros sequer conseguem concluir o estudo primário. Com o objetivo de promover discussões sobre o cenário atual, o Cursinho Popular EACH-USP organiza a edição da Semana da Educação — entre os dias 27 e 30 de abril, das 17 horas às 18h15 —, evento on-line gratuito que abordará a importância da escola e da universidade para o desenvolvimento da sociedade.

Foto: Freepik

Com o tema A transformação social através da educação: como a inclusão pode mudar a sociedade brasileira, a entidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) debaterá questões como gênero, sexualidade, educação periférica e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Cada encontro terá uma mesa temática composta de palestrantes de diferentes áreas.


Entre os nomes confirmados estão Gabriela Bailas, cientista, youtuber e podcaster, Helena Vieira, professora e transfeminista, e Mariângela Graciano, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e especialista nas temáticas da EJA.


Para participar, é necessário fazer inscrição através do site, neste link, até o dia 27 de abril. A transmissão das mesas ocorrerá por meio das plataformas do cursinho no Facebook e Youtube. Os links para acesso serão enviados através do e-mail cadastrado durante as inscrições. Ao final, todos os participantes receberão um certificado.


O Cursinho Popular EACH-USP é gerido e organizado por estudantes e professores voluntários. O grupo busca ser um facilitador para jovens que se encontram em estado de vulnerabilidade social e sonham em ingressar em uma universidade.


Confira a programação do evento:


Mesa 1 (27 de abril às 17h) – Pensamento Anticientífico e Negacionismo no Brasil, com Gabriela Bailas (cientista graduada em Física e PhD em Física teórica de partículas, youtuber e podcaster);


Mesa 2 (28 de abril às 17h) – Educação, Gênero e Sexualidade, com Helena Vieira (escritora, professora e transfeminista), Jade Arbo (mestra em Filosofia e bacharela em Letras) e Victória Toth (graduanda em Direito pela USP e pesquisadora no Núcleo de Estudos da Violência – NEV-USP);


Mesa 3 (29 de abril às 17h) – Educação de Jovens e Adultos: uma experiência brasileira, com Mariângela Graciano (doutora em Educação), Cleber Vieira (doutor em Educação) e Danyelle Cavalcante (ex-aluna da EJA);


Mesa 4 (30 de abril às 17h) – A Importância da Educação Decolonial nas Periferias, com Kaio Gameleira (graduando em Gestão de Políticas Públicas pela USP, pesquisador e ativista) e Caio Gabriel (graduando em Letras pela USP, poeta e músico).


Para participar, inscreva-se gratuitamente através do formulário.

Acesse o evento no Facebook.


Fonte: Jornal da USP

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page