3 de set de 20201 min

Igreja Matriz de São Gonçalo consegue posse legal do seu terreno

O padré André Luiz, responsável pela Igreja Matriz de São Gonçalo, assinou nesta quarta-feira, dia 2 de setembro, os documentos para dar entrada no processo de Registro Geral de Imóveis (RGI) da área onde funciona a igreja atualmente, no Centro da cidade. O documento é importante para registrar em cartório que é a igreja a dona do espaço que ocupa desde a fundação do município.

A história em relação a posse do terreno começou como início do período republicano, quando o Estado se torna laico e se separa da igreja, que passa e ter mais autonomia e ter a posse de seus bens sendo reconhecida, como templos, terrenos, monastérios, fazendas do clero e etc. Porém, a situação da igreja de São Gonçalo é particular, porque até hoje não estava reconhecida como dona do terreno.

O final do processo do RGI deve levar um mês até que seja plenamente finalizado. Ainda assim, os membros da igreja já estão contentes em saber que o processo está encaminhando para reconhecer a igreja como proprietária do espaço e encerrar um caso que foi arrastado há séculos.