10 de fev de 20212 min

Incêndio destrói o antigo Teatro Leopoldo de Fróes

O fogo consumiu parte do prédio, onde atualmente funcionava um brechó / Foto: Divulgação

Um incêndio atingiu o histórico teatro Leopoldo de Froés, no Centro de Niterói, na noite desta terça-feira (9) e o combate às chamas se estendeu ao longo da madrugada desta quarta-feira (10). A Polícia Civil abriu uma investigação para apurar o que teria causado o fogo que consumiu parte da edificação. O local está fechado há alguns anos para apresentações artísticas e atualmente abrigava um brechó.

O espaço pertence à Mitra Diocesana. Até o momento, a Arquidiocese não deu detalhes sobre as causas do incêndio e possíveis prejuízos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve feridos. Segundo informações de pessoas que passavam pelo local, o fogo teria sido colocado por um morador de rua. O tapume e uma parte da entrada foram destruído pelo fogo e parte das roupas e calçados do brechó também foram consumidos pelas chamas.

História

O Teatro Leopoldo Fróes está localizado na Praça da República. Recebeu centenas de eventos culturais nas quatro décadas em que suas portas foram abertas ao público (1967 - 1990). Foi na década de 1980 os anos de ouro do palco, que se abriu para o lançamento de estrelas da MPB. Em 1990, o teatro fechou para reformas e nunca mais reabriu, tendo sua posse retornado à Mitra Arquidiocesana no ano seguinte, após batalha judicial.

Destaque-se que o teatro foi palco para grupos de teatro infantil, para ensaios de um teatro experimental, além de importante espaço de teatro-escola, o que evidencia a importância e o papel que o teatro teve para a cultura da cidade. Atualmente, o prédio estava sendo utilizada pela Mitra Arquidiocesana de Niterói, proprietária do espaço, para abrigar atividades como a Pastoral da Criança, o Coral Arquidiocesano, a Pastoral Carcerária, o Núcleo dos Alcoólicos Anônimos, a Confederação Mariana e outras atividades religiosas