30 de abr de 20201 min

Política de Bolsonaro ameaça Brasil na OCDE

Atualizado: 1 de mai de 2020

Alexandre Moraes, do STF, suspendeu nomeação de diretor da PF, uma das ingerências apontada pela OCDE (ABr)

Os esforços para ingresso do Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), objetivo central da política externa brasileira, podem estar seriamente comprometidos pelas recentes interferências “incomuns” do presidente Jair Bolsonaro na autonomia de órgãos de combate à corrupção (Polícia Federal) e de fiscalização da Amazônia (Ibama). É o que informa, nesta quinta-feira (30), o colunista Jamil Chade, do UOL.

O colunista, correspondente internacional, se baseou na primeira versão de um levantamento que a entidade preparou sobre alguns dos principais temas envolvendo o Brasil, muito além da questão econômica. Entre elas, o combate à corrupção e meio ambiente. O documento – OECD Economic Survey of Brazil 2020 -, uma espécie de raio x do país, mostra uma preocupação clara sobre alguns dos principais temas envolvendo o Brasil e sugere “fortalecer a autonomia desses órgãos e isolá-los contra interferências políticas”.

Leia a coluna, na íntegra, aqui no link:
 
https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/04/30/ocde-critica-interferencia-de-bolsonaro-em-luta-anti-corrupcao-e-amazonia.htm