abr 273 min

Niterói Solidária começa a entregar alimentos de arrecadação recorde

O Programa Niterói Solidária começou, nesta sexta-feira (26/4), no Horto do Fonseca, a entrega dos alimentos arrecadados no show do cantor Gusttavo Lima, que aconteceu no dia 14 deste mês no Caminho Niemeyer. O Niterói Solidária atingiu, no show, o recorde de arrecadação de mantimentos em um evento: foram coletadas três toneladas de alimentos.

A primeira-dama Christa Grael comemora o sucesso do programa / Divulgação

O programa é coordenado voluntariamente pela primeira-dama do município, Christa Vogel Grael, com a gestão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e apoio da Defesa Civil, da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e do Grupo Executivo Caminho Niemeyer.

Nesta sexta-feira (26/4), 10 instituições cadastradas no Niterói Solidária através de chamamento público receberam, cada uma, 150 quilos de alimentos não perecíveis. Uma nova entrega de mantimentos está prevista para acontecer na próxima sexta-feira, dia 3 de maio.

O Niterói Solidária direciona os itens de alimentação arrecadados para 42 organizações da sociedade civil que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social. A primeira-dama do município, Christa Vogel Grael, destaca a importância da mobilização alcançada pelo programa.

“Sei o quanto é difícil para as organizações da sociedade civil conseguirem apoio para ajudar o público atendido por elas. Por isso, essa rede de solidariedade, que tanto se consolidou em nossa cidade com o Niterói Solidária, é muito importante. Fizemos uma arrecadação recorde de três toneladas num único evento no Caminho Niemeyer, que nos permitiu realizar essa entrega hoje”, pontuou a primeira-dama.

O secretário municipal interino de Direitos Humanos, Luciano Mendonça, ressaltou que o objetivo é ampliar as ações do Niterói Solidária.

“Queremos aumentar a quantidade de alimentos arrecadados para que possamos beneficiar um número maior de pessoas através das instituições cadastradas. Vamos espalhar mais pontos de coleta pela cidade”, afirmou o secretário.

O Reverendo Daniel Valente, do Pacto Niterói Contra a Violência, que tem auxiliado no Programa desde o início, destaca a importância das ações da Niterói Solidária:

"Não se trata de entrega de alimentos a vulneráveis pura e simplesmente, o que por si só já seria grandioso. Mas o fato de que os alimentos sejam doados espontaneamente por cidadãos niteroienses e doados às entidades do terceiro setor, que por sua vez fazem o devido repasse, faz com que o processo seja muito mais interessante, criando uma verdadeira rede de solidariedade que vem fazendo a diferença em nossa cidade", disse ele.

Reverendo Daniel Valente, coordenador do Instituto de Beneficência Somos Valentes, umas das instituições cadastradas / Divulgação

Bianca Evangelista Santos, 28 anos, da instituição Braços Abertos, reforçou que o trabalho do Niterói Solidária é fundamental.

“O combate à fome precisa ser constante. Esse trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo estimula na sociedade esse movimento de conscientizar a respeito da importância do combate à fome de forma solidária”, concluiu Bianca Evangelista Santos.

O Programa Niterói Solidária foi criado na pandemia de Covid-19 para concentrar doações de alimentos e itens de higiene para as pessoas em vulnerabilidade social. Através do programa, a população doa e a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania cuida da logística para que as arrecadações cheguem a quem mais precisa, em uma ação fundamental no combate à fome na cidade.

Além dos pontos itinerantes em grandes eventos na cidade, as doações para o Niterói Solidária podem ser feitas diretamente na sede da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, na Rua Prof. Plínio Leite, 86-168 (Caminho Niemeyer), de segunda a sexta, das 9h às 17h. São aceitos alimentos não perecíveis.

Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói