top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Nova Zelândia faz história com 1ª ministra de povo nativo


Nanaia Mahuta, do povo nativo maori, foi nomeada ministra das Relações Exteriores (Foto: Wikipedia)

Parlamento do país governado por Jacinda Ardern é um dos mais diversificados do mundo com quase metade dele de mulheres e 10% de representantes da população LGBTQ.

Pela primeira vez em sua história a Nova Zelândia terá não só uma mulher como ministra das Relações Exteriores, mas também de origem maori, povo nativo do país. A deputada Nanaia Mahuta foi nomeada nesta segunda-feira (2) pela primeira-ministra Jacinda Ardern, informou a rede de TV a cabo CNN.

Mahuta é parte dos 793 mil maoris, cerca de 14% dos cinco milhões de neozelandeses deste arquipélago na Oceania. E leva no rosto essa tradição. Há quatro anos, ela se tornou a primeira parlamentar a usar um moko kauae, uma tatuagem no queixo.

Jacinda Ardern, reeleita para o cargo no dia 16 de outubro, anunciou seu gabinete completo e deu entrevista coletiva em seguida.

"Este é um gabinete e um Executivo que se baseiam em méritos que também são incrivelmente diversos e eu me orgulho disso. Eles refletem a Nova Zelândia que os elegeu", declarou.

A grande vitória de Ardern se explicou, em parte, à forma como seu governo conduziu a crise da Covid-19 no país um pouco maior do que o estado de São Paulo. A Nova Zelândia teve, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 1.607 casos e 25 mortes.

A resposta das urnas foi inédita. Seu Partido Trabalhista de centro-esquerda recebeu 49% dos votos e ganhou 64 das 120 cadeiras do Parlamento, maioria absoluta primeira vez desde que o atual sistema político passou a valer em 1996.

O novo Parlamento neozelandês é um dos mais diversificados do mundo. Quase metade dos legisladores são mulheres, acima da média global de 25%. E cerca de 10% dos legisladores são LGBTQ, ultrapassando a Câmara dos Comuns do Reino Unido que tem 7% de representantes de outras orientações sexuais.

Nanaia Mahuta foi eleita pela primeira vez para o Parlamento em 1996 e já tinha ocupado várias pastas, incluindo a de ministra do Governo Local e Desenvolvimento Maori.

"Tenho o privilégio de poder conduzir a conversa no espaço estrangeiro", disse Mahuta de 50 anos.

Comentários


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page