top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

'Preto de alma branca': Carmargo perde ação contra Martinho


(Reprodução)

O ex-presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, saiu derrotado no processo que moveu contra o sambista, poeta e escritor Martinho da Vila. Na ação, negada nesta quinta-feira (15) pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal, ele acusou Martinho de racismo.


Camargo cobrou pagamento de indenização de R$ 20 mil por danos morais, alegando atentado à honra e imagem, em função de uma entrevista do artista ao programa "Roda Viva" da TV Cultura, em agosto do ano passado. Em um trecho, Martinho utilizou a expressão "preto de alma branca" para definir Camargo.


"A Fundação Palmares era uma fundação criada para tratar dos assuntos da cultura negra. Mas botaram aquele cara lá, o Camargo, um bolsonarista radical. Ele é um preto de alma branca, como se diz. No duro, ele gostaria de ser branco e se sente branco. Para ele, tem que acabar com todas as coisas de negro", disse Martinho em resposta a um questionamento da apresentadora do programa a respeito das políticas públicas voltadas para a educação da população negra.


Vinculada ao Ministério do Turismo a partir de 2019, a Fundação Cultural Palmares foi criada em 1988 tendo como função “promover e preservar valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira", conforme descrição contida na página oficial da Fundação. Camargo foi nomeado para presidir a instituição pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em novembro de 2019.


Esta foi a segunda derrota seguida de Camargo. No mês passado, a 18ª Vara Cível de Brasília negou o pedido do bolsonarista contra o sambista, citando o direito a livre manifestação.

Opmerkingen


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page