top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Vacina russa tem tecnologia nova e avançada

O estado do Paraná e a Rússia assinaram, no dia 12 de agosto, um acordo para o desenvolvimento da vacina Sputnik V, do Instituto Gamaleya. O governo estadual planeja iniciar os testes da Sputnik V em 45 dias, com cerca de dez mil voluntários.

ree
Vacina russa Sputnik V será testada em voluntários no Paraná. Foto: Reprodução

Jorge Callado, diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) — centro de pesquisa responsável por todas as etapas do projeto no Brasil, desde os testes em laboratório até a distribuição das doses — disse em entrevista à agência Sputnik Brasil que os primeiros a participar dos testes serão profissionais de saúde que atuam em hospitais públicos universitários do estado. Depois, segundo ele, a testagem será estendida a grupos de risco.


Callado explicou que o Tecpar e o Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya deverão desenvolver, em até 30 dias, o protocolo de validação que será enviado para a Anvisa e para a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).


"A previsão inicial são de três meses de testes, mas o acompanhamento de eficácia da vacina ocorre por um período de, no mínimo, dois anos", disse ele.


Se os testes da fase três forem positivos, o instituto vai tentar importar da Rússia as primeiras doses. O diretor-presidente do Tecpar elogiou a tecnologia utilizada no desenvolvimento da Sputnik V.


"É uma tecnologia avançada que utiliza dois adenovírus humanos. Esses adenovírus poderão conferir uma segurança a mais em relação a reações adversas, e também poderão estimular o potencial de imunização. É uma tecnologia nova, e nós do instituto estamos abertos para os desafios e oportunidades de evolução e transferência tecnológica", afirmou.


*Com informações da agência Sputnik Brasil.


 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page