2 mil indígenas contaminados e 82 mortos por Covid
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

2 mil indígenas contaminados e 82 mortos por Covid


Desde o início da pandemia, 2.085 indígenas que vivem em aldeias no Brasil já foram contaminados com o novo coronavírus e 82 morreram em decorrência da Covid-19. Outros 466 ainda são casos suspeitos e estão em investigação, enquanto 1.747 tiveram a contaminação descartada. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (9) durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto com a secretária executiva do Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos, Tatiana Alvarenga, o presidente da Funai, Marcelo Xavier, e o secretário especial de Saúde Indígena, Robson Santos.

Segundo o governo, casos do novo coronavírus foram registrados em 500 aldeias, que correspondem a 8,5% dos 5.852 agrupamentos deste tipo existentes no Brasil. Os distritos indígenas com mais infectados são do Alto Rio Solimões (AM) (444), do Ceará (158),do Maranhão (148), do Alto Rio Negro (AM) (141) e de Manaus (AM) (128). Não fazem parte das estatísticas possíveis casos em povos isolados, os não contatados, que atualmente seriam 28 registrados no País.

"O distrito que mais nos preocupa é o Alto Rio Solimões, que concentra 21% dos casos. Outro que nos preocupa é o Alto Rio Negro. E o terceiro é o Vale do Javali, que concentra a maior população de indígenas isolados”, afirmou o secretário especial de Atenção Indígena do Ministério da Saúde, Robson Santos.

Na evolução no tempo, os casos ficaram controlados durante o mês de abril e aumentaram a partir do início de maio. A incidência de casos e óbitos acompanha em geral a dinâmica da população, com mais casos entre adultos (80%) e mais mortes entre idosos (60%).

“O primeiro caso na saúde indígena aconteceu muito tempo depois dos demais. Eles fizeram o isolamento social. Mas o tempo vai passando, alguns falam que só pega a pessoa de idade, mas os dados mostram que não. Os falecimentos são muito de pessoas idosas que não saíram da sua aldeia, mas pegaram de alguém mais jovem que saiu”, comentou Robson Santos.


Com Agência Brasil

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page