Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

  • Da redação

Semana da Luta Antimanicomial


A rede de saúde mental da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói vai realizar diversas atividades em celebração ao dia da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio. Será uma semana inteira dedicada a eventos, incluindo debates e ocupação de espaços na cidade. A mesa de abertura acontece nesta segunda-feira, 15, no auditório da Fundação Oscar Niemeyer, atrás do terminal Rodoviário João Goulart, no Centro. Os eventos têm como objetivo alertar sobre a importância do esforço de todos por condições mais humanas de tratamento para as pessoas com transtornos mentais.

A Luta Antimanicomial é ligada historicamente às estratégias de cuidado de pessoas que possuem distúrbios mentais que, por muitos anos, tiveram poucas possibilidades de tratamento. A grande maioria delas era submetida a internações por longos anos, dentro de hospitais psiquiátricos com poucos recursos terapêuticos, e a medicação era uma das únicas alternativas. A partir da reforma psiquiátrica, a ampliação de direitos conduz a debates importantes que são representados na semana e tornam visíveis questões ligadas às novas estratégias de cuidado, como terapias e atividades ligadas ao trabalho, cultura, esporte e lazer, que os ajudam a manter vínculos com família, amigos e com o local que habitam.

De acordo com Francisco Verani Protásio, um dos organizadores dos eventos, além de um tratamento mais humanizado, o método visa um cuidado ampliado, envolvendo processos inclusivos no cotidiano e desenvolvimento de projetos de vida de acordo com as demandas de cada cidadão. “As atividades propostas envolvem a ocupação de diversos pontos dos quais os usuários de nossa rede podem se apropriar e construir laços, de acordo com suas escolhas. Quem gosta de futebol, por exemplo, por que não se inscrever em um projeto regular no Caio Martins? Mostraremos que a Semana Antimanicomial não é um trabalho pontual, mas uma oportunidade de tornar visível o trabalho cotidiano de inclusão da rede”, destacou.

Programação

Segunda-feira (15/05): Abertura da semana no Auditório da Fundação Oscar Niemeyer (Av. Jornalista Rogério Coelho Neto s/n, atrás do Terminal)

14h - Assembleia Ordinária da Associação de Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental de Niterói (AUFA). Posse da nova diretoria.

16h – Sessão Cine Redes em Parceria com o Núcleo de Produção Digital(NPD Niterói). Filmes “Vida Maria” (8 min) e “Xadrez das cores” (22min), seguidos de debate.ÂÂÂ

Terça-feira (16/05): 14h – 3º torneio de futebol União da Rede.Local: Complexo Esportivo Caio Martins.ÂÂÂ

Quarta-feira (17/05)14h – Ocupa Praça e Tarde Musical.Local: Praça do Vital Brazil (Rua Maestro José Botelho, ao lado da Policlínica Sérgio Arouca).ÂÂ

Quinta-feira (18/05)15h – Baile cultural – No dia Nacional da Luta Antimanicomial, reeditaremos o baile cultural no Teatro Popular, com DJ, projeção de fotos e atividades artísticas.Local: Bistrô do Teatro Popular Oscar Niemeyer (Av. Jornalista Rogério Coelho Neto s/n, atrás do Terminal).ÂÂÂ

A exposição “Convivencidade”, do coletivo de Artes, está na galeria da Universidade Salgado de Oliveira do dia 10/05 ao dia 08/06.

#Lutaantimanicomial #FundaçãoMunicipaldeSaúdedeNiterói

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso