Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Câmara celebra os seus 198 anos


O presidente da Câmara, Paulo Bagueira, o deputado Waldeck Carneiro e vereadores na missa/Sérgio Gomes

Os 198 anos de instalação do Poder Legislativo em Niterói foram comemorados com missa solene na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Centro. O presidente da Câmara, vereador Paulo Bagueira (SDD), vereadores, chefes de departamentos, funcionários, familiares, amigos e demais autoridades, ouviram as palavras de graças alcançadas e os conselhos do frei José Gorete.

Em sua pregação o religioso, tendo como base o livro de Deuteronômio, ressaltou que “de nada adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida”. O frei lembrou que Deus deve orientar as ações dos homens. “O poder político se assemelha muito ao poder que Jesus dava aos seus discípulos. Os eleitos conduzem a cidade, as pessoas. Como Moisés, que guiou os hebreus pelo deserto até à Terra Prometida. Independente de ideologias, de partidos, de crenças, é necessário que os gestores e os atores políticos tomem decisões no intuito de promover o bem, de fazer coisas boas, de procurar somar ao invés de dividir”, disse o frei Gorete.

O presidente Bagueira agradeceu as palavras do religioso sobre a importância e a responsabilidade de presidir o Poder Legislativo. “Hoje é um dia de festa para todos nós. Só lamento não termos feito o dia de ação social para oferecer serviços gratuitos à população. Fizemos contatos com vários órgãos e instituições, públicas e privadas, do Estado e não conseguimos adesão por conta da crise, do atraso nos pagamentos dos funcionários estaduais que sempre se integraram ao nosso Dia de Ação Social. Mas aproveito para agradecer o apoio, a dedicação e o trabalho de todos os servidores e do conjunto dos vereadores”, disse Bagueira. Ele aproveitou o espaço aberto pelo frei Gorete para lamentar a violência e lembrou o caso das crianças levadas por bandidos no Barreto, mas que foram encontradas pela polícia há poucos minutos.

Além de Bagueira, também participaram os vereadores Bira Marques (PT) e Emanuel Rocha (SDD); o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT); o chefe de Gabinete da Presidência da Câmara, Mario Neves; a secretária da Mesa Diretora, Rubia Secundino; o chefe do Arquivo, Rubens Carrilho; os coordenadores da Codecon e da Ascom, respectivamente, Amauri Freire e Vinícius Martins, entre outros, e dezenas de funcionários de diversos setores.

Na História

Em seus 198 anos de existência, a Câmara de Vereadores de Niterói mudou de endereço por diversas vezes. Das casas de Elena Casemira, Felipe Correia e Joana Helena Teodora da Cunha, ao Palacete de José Maria Pinto Peixoto. Passando pelo Jardim São João, pelas ruas da Praia, Saldanha Marinho, Visconde de Itaboraí, e Conceição, com possível passagem pela Praça Martim Afonso de Souza até o endereço atual, foi um longo caminho.

No dia 11 de agosto de 1819, com a criação da Câmara de Vila Real da Praia Grande, a primeira reunião legislativa foi realizada onde hoje funciona o Hospital Santa Cruz, então casa de dona Elena Casemira. Nesse período, algumas reuniões chegaram a ser feitas na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Até 1822 os locais de reunião são incertos, com fortes indícios de que tenham ocorrido, em sistema de rodízio, na residência dos três vereadores da época. Já em 1822 foi para um prédio no Jardim São João, onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Educação.

#CâmaradeNiterói #PauloBagueira #WaldeckCarneiro #IgrejaNossaSenhoradaConceição #FreiJoséGorete

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso