Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Niterói rejeita armar a guarda


A posição defendida pelo prefeito Rodrigo Neves, no sentido de armar a Guarda Municipal com poder de fogo, sofreu uma derrota retumbante na consulta popular realizada nesta domingo (29/10). Apesar do baixo quórum - apenas 5% dos eleitores da cidade compareceram às urnas -, a proposta foi rejeitada por mais de 70% dos votantes em uma eleição - organizada pela prefeitura - marcada por problemas nos locais de votação.

O resultado da consulta só foi conhecido às 2h da manhã desta segunda-feira, após apuração dos votos realizada no QG do 12º BPM. Pela manhã, a assessoria de comunicação do prefeito anunciou oficialmente o resultado em uma nota lacônica:

"A Prefeitura de Niterói, a OAB-Niterói e o Conselho Comunitário de Segurança de Niterói informam que 18.991 eleitores de Niterói participaram da consulta pública deste domingo e 70.97% (13.478) decidiram não autorizar o uso de armas de fogo pela Guarda Municipal. Foram 5.480 votos pelo sim (28.85%) e houve 33 brancos e nulos (0.17%)."

O baixo comparecimento às urnas também pode ser explicado pelos inúmeros problemas que aconteceram nos locais de votação, como o mau funcionamento do programa eleitoral contratado pela prefeitura, que não funcionou corretamente em várias sessões eleitorais. Os atrasos verificados para o início da votação em muitas urnas levou eleitores a desistirem de esperar para votar. A participação não era obrigatória.

Embora o Estatuto do Desarmamento autorize os municípios com mais de 50 mil habitantes a dotar suas guardas municipais de armas de fogo, a prefeitura de Niterói quis ouvir a população sobre o tema. No entanto, o próprio prefeito semanas atrás, antes mesmo da consulta, revelara que o município já havia encomendado armas e iniciado o curso de capacitação de um grupo de guardas municipais para o uso das armas de fogo.

#GuardaMunicipaldeNiterói #Consultasobreguardaarmada #RodrigoNeves

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle