Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Niterói ganha conselho do idoso


A

pós 16 anos de espera, muita luta no campo político e adiamentos, o município de Niterói ganha seu Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDDEPI). A solenidade de posse dos 28 membros foi realizada na manhã desta quarta-feira (29) no Plenário Brígido Tinoco da Câmara de Vereadores. Dirigida pelo presidente do Poder Legislativo Niteroiense, vereador Paulo Bagueira (SDD),a sessão teve a mesa principal formada, além de Bagueira, pelo secretário municipal do Idoso, Beto Saad; pela secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flavia Oliveira (representando o prefeito Rodrigo Neves); pelo promotor da Pessoa Idosa e com Deficiência, João Carlos Brasil; e pelo advogado da Ordem dos Advogados do Brasil de Niterói; Marcos Fioravanti, empossado como presidente do Conselho.

Com o plenário e as galerias lotadas, os representantes da sociedade civil aplaudiram a apresentação dos corais do Projeto Gugu e da Univerti (Universidade Aberta da Terceira Idade), que cantou músicas natalinas e clássicos da Música Popular Brasileira. Em seu pronunciamento, o vereador Paulo Bagueira elogiou a decisão política do atual governo e o trabalho desenvolvido pela Secretaria do Idoso.

“O prefeito Rodrigo Neves foi sensível aos apelos da sociedade civil ao enviar a mensagem-executiva criando o Conselho. Aqui na Câmara colocamos em discussão e votação com a celeridade que o tema exige. Não podemos deixar de destacar também o envolvimento da Secretaria do Idoso. Embora com pouco tempo de criação, todos os que por lá passaram e, em especial, o empenho e dedicação do atual secretário, Beto Saad, foram fundamentais para que esse momento se tornasse realidade”, disse o presidente.

Apesar de lembrar as dificuldades e desafios que o atendimento e atenção ao idoso demandam, o promotor João Brasil teceu elogios a forma como as políticas de atenção à terceira idade caminham nos últimos tempos e ao encaminhamento dado pelo Legislativo. O presidente Marcos Fioravanti pediu empenho e dedicação de todos os membros para que as políticas públicas e avanços sejam alcançados. O secretário Beto Saad lembrou as tentativas sem continuidade de governos anteriores e o trabalho de Magaly Lucinda Belchior da Mota, uma das figuras que mais lutaram para que o Conselho virasse realidade.

Durante o ato solene de posse seis personalidades envolvidas com a causa receberam o Título de Conselheiros Honorários. São eles Marlene Salgado de Oliveira, reitora da Universidade Salgado de Oliveira (Universo); Waldenir de Bragança, ex-prefeito de Niterói e criador da Univerti; Ary de Carvalho Vasconcellos; João Aylmer Azevedo Souza; Michel Salim Saad; e Magaly Lucinda Belchior da Mota.

            Sobre o Conselho

            Com quase 85 mil idosos em sua população, um percentual de 17%, e tendo o bairro de Icaraí como mais representativo nesse total, somando 20%, Niterói empossou hoje seu Conselho, instituído pela Lei Municipal 3.301/2017, para ser um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador da Política Municipal da Pessoa Idosa, de composição paritária entre governo e sociedade civil, devendo o Poder Executivo assegurar-lhe condições para o funcionamento pleno. Seus 14 titulares e 14 suplentes vão atuar até outubro de 2019.

Os conselheiros titulares

01 – Luis Roberto Nogueira Saad – da Secretaria do Idoso

02 – Tamires Barbosa Gonçalves Silva – da Assistência Social

03 – Luciana Agra – da Saúde

04 – Cilaine Cristina Lourenço da Silva – do Planejamento

05 – Cilene Moura – da Educação, Ciência e Tecnologia

06 – Liara Willian Gonçalves – Esporte e Cultura

07 – Gustavo de Figueiredo Maciel Vilella – Urbanismo, Serviços Públicos, Trânsito e Transportes

08 – Regina Célia Pereira da Rosa – Associação dos Professores Inativos da Universidade Federal Fluminense

09 – Fátima Fernandes de Souza Christo – Sindicato dos Médicos de Niterói, São Gonçalo e Região

10 – Silvana Melro Devilart – Casa de Repouso Quatro Estações

11 – Marina Fernandes Pombo do Amaral – Gero’s Center Pousada

12 – Dulce Rocha de Mattos – Univerti

13 – Katia de Almeida Ennes – Rotary Club Icaraí

14 – Marcos Fioravanti – Ordem dos Advogados de Niterói

Suplentes

01 – Leonardo Fernandes Picanço

02 – Leonardo de Paula Mendonça

03 – Paola Console

04 – Wallace Santos Terra

05 – Maria Nazaré Cunha Caetano

06 – Lauremar da Silva Hernandes

07 – Priscila Lundstedt Rocha

08 – Nilza Simão

09 – Dínister Leite Alves

10 – Rosilene de Oliveira Berger

11 – Alessandra de Jesus Siqueira Neves

12 – Zeneide Apolônio Seixas

13 – Luiz Carlos Martins Guimarães

14 – Karin Ferreira Dias Rangel

#Conselhodoidoso #terceraidade

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle