Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Mulheres homenageadas na Câmara de Niterói


Como parte das comemorações da Câmara de Vereadores de Niterói ao mês de março, dedicado às mulheres, sessão solene, realizada na noite de segunda-feira (19), prestou homenagens a quase 50 personalidades das mais diversas áreas. Medalhas, títulos de cidadã e moções de congratulação e aplausos foram distribuídas pelo vereador Anderson Pipico (PT), autor da iniciativa e presidente da sessão solene.

Entres as agraciadas com medalhas, recebeu a Medalha Zilda Arns a esposa do prefeito Rodrigo Neves (PV), Fernanda Sixel; e a vereadora licenciada, atualmente à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Verônica Lima, que ganhou a Medalha Zumbi dos Palmares. O evento também celebrou os 15 anos de atividades da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim). A atual coordenadora, Ana Lúcia Pereira, e todas as seis mulheres que comandaram o órgão, também receberam moções de aplauso.

Lembrando a morte trágica da vereadora carioca, Marielle Franco, do PSOL, o vereador Pipico pediu um minuto de silêncio e textos em homenagem a ela foram lidos e recitados. A Orquestra de Cordas Aprendiz, da Prefeitura, também compareceu.

“Não é fácil expressar, com palavras, o reconhecimento, a profunda admiração e a gratidão por todas as mulheres aqui presentes. Aqui estão reunidas representantes dos mais diversos segmentos de nossa sociedade. São todas brilhantes e merecem muito mais”, disse Pipico. Também presentes à solenidade a mãe, a mulher e a esposa do vereador.

Do time feminino do primeiro escalão da administração municipal destacamos ainda as presenças e homenagens às secretárias municipais Maria Celia Vasconcellos (Saúde), Dayse Monassa (Conservação), Giovanna Victer (Planejamento) e Flavia Monteiro (Educação). Também foi homenageada a jornalista Tereza Suzuki Bittencourt, a professora e ex-primeira dama do município, Maria Regina Pinto e a cantora Maíra Santafé, entre outros.

Feminicídio é tema de palestra na Câmara de Niterói

Em comemoração ao mês dedicado às mulheres, a Câmara de Vereadores de Niterói realizou na última sexta-feira, 16, a palestra Feminicídio, que contou também com uma série de homenagens às representantes, profissionais e ativistas que atuam na defesa das mulheres vítimas de violência doméstica. Presidida pelo vereador Ricardo Evangelista (PRB), a solenidade serviu ainda para que Evangelista falasse da importância da valorização da mulher e de seu projeto de lei que tramita na casa que garante às mulheres de Niterói vítimas de violência doméstica, do tráfico de pessoas ou de exploração sexual, prioridade nos programas habitacionaisi, garantindo a essas a oportunidade de recomeçar suas vidas.

A palestra sobre a questão do feminicídio foi proferida pela advogada Cíntia de Faria, que além de professora universitária é Delegada do Núcleo das Mulheres Vítimas de Violência Doméstica da OAB Niterói. Também fizeram parte da mesa, Márcia Neves Santiago, conselheira e diretora geral do Núcleo das Mulheres Vítimas de Violência Doméstica - OAB Niterói, Carolina Lima Vaz, coordenadora Geral do Programa Viver sem Violência do Departamento de Políticas de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres - Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres e a delegada Daniela dos Santos, titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Niterói.

As homenagens foram entregues às seguintes personalidades: Clea Pereira (Assessora do CODIM Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres – Niterói), Adriana Lins (Psicóloga do CEAM - Centro Especializado de Atendimento à Mulher – Niterói), as conselheiras Municipais de Políticas para Mulheres de Niterói, Dra. Bárbara Carla Ewers (Advogada, Professora Universitária e Membro da OAB Mulher Barra e Presidente da Amazoesterj), Dra. Celia Regina Ranzeiro (Médica Diretora da Policlínica de Especialidades da Mulher Malu Sampaio – Niterói), Dra. Rita de Cassia (Advogada, Conselheira efetiva da OAB/RJ, 1a. Vice-Presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros e Palestrante Conferência Estadual da Mulher OAB/RJ 2017), Dra. Eni Cezar (Secretaria Geral da OAB Niterói), Andrea Costa (Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - São Gonçalo), Leila Maria Campos (Assistente Social e Coordenadora do Programa SOS MULHER/HUAP - atendimento às mulheres vítimas de violência sexual e doméstica), Marisa Chaves (Assistente Social e Coordenadora do Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida da UFRJ), Dra. Tereza Muniz (Advogada, Coordenadora Geral dos Direitos da Mulher atuando nas áreas de Família e Criminal), Luciana Piredda (Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e MULHER – Maricá), Andreia Dionísio (Coordenadora do Projeto RAABE - Niterói que presta atendimento e, quando necessário, assistência social, jurídica e psicológica, além de curso para autoconhecimento) juntamente com as voluntárias do Raabe.

“Com certeza, a solenidade estreitou o relacionamento desta Casa com os órgão de defesa da mulher, o que permitirá, através da cooperação espontânea e mútua, trazer ações e respostas mais efetivas para as questões necessárias e até imprescindíveis, como por exemplo, a reversão dos indicadores do quadro atual de crimes contra a mulher”, destacou o vereador Ricardo Evangelista.

#CâmaradeNiterói #Feminicídio #Mulheres #MarielleFranco

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle