Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

  • Da Redação

Nova exposição marca o Reserva Cultural Niterói


O Reserva Cultural Niterói, em São Domingos, está com nova exposição: Fluxos – Fotografia de Luiz Baltar, mostra que estará disponível para visitação até dia 13 de maio, sempre das 12h às 22h. Para Luiz Baltar, fotografar a cidade não é apenas o resultado de pesquisa estética. Para esse fotógrafo engajado com as causas sociais que o cercam, fotografar tem sido uma forma de atuação junto aos territórios onde vive, trazendo questões relevantes de dentro dos locais onde circula: centro, zona norte e periferia do Rio de Janeiro, espaços pouco representados e distantes dos símbolos icônicos que marcam internacionalmente a imagem o Rio de Janeiro.

Seus registros resignificam espaços urbanos estigmatizados e evidenciam uma cidade ao mesmo tempo reativa e colaborativa. Ganhador dos principais prêmios de fotografia do ano de 2015 (Prêmio Conrado Wessel e Prêmio Brasil), o percurso de Luiz Baltar inicia-se na Escola de Fotógrafos Populares da Maré oito anos antes. Seu trabalho singulariza-se quando começa a documentar seu caminho de casa para o trabalho - com o celular - todos os dias de dentro do ônibus. Nas etapas seguintes, esse trajeto é compilado numa única imagem em formato panorâmico sem a preocupação de refazer de forma literal os locais por onde passa. A série FLUXOS incorpora repetições e cria espaços inusitados em preto e branco.

Dessa forma, abre janelas para espaços e tempos alternativos sem perder as principais referências da cidade. A paisagem vista por quem transita nas vias expressas é redesenhada através do ritmo obtido, uma crônica visual do cotidiano de muitos cariocas. Baltar faz de sua arte um movimento em que o pensar e o sentir se integram no olhar, deslocando nossos sentidos e nossas experiências. Propõe um novo modo de olhar a cidade para compreendê-la em sua dimensão alteritária onde cada existência humana é única e singular ao mesmo tempo em que é plural e coletiva.

O Reserva Cultural fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880 em São Domingos e a entrada é gratuita.

#reservacultural #luizbaltar

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso