Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Fortaleza de Santa Cruz poderá ser Patrimônio Mundial da Unesco


Segundo ponto turístico mais visitado de Niteroi, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Jurujuba, poderá se tornar Patrimônio Mundial da Unesco junto com outras fortificações do País. Representantes do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e do Comando Militar Leste começaram a elaborar o dossiê deste patrimônio, com previsão de conclusão em 2019.

Para o presidente da Neltur, José Guilherme de Azevedo, Niterói tem vários patrimônios históricos e contemporâneos como a Fortaleza de Santa Cruz, o Forte Imbui, a igreja de São Lourenço dos Índios e o MAC – Museu de Arte Contemporânea, que são referências como atrativos culturais e turísticos.

No caso a Fortaleza de Santa Cruz, acrescenta, José Guilherme, além de sua imponente arquitetura e rara beleza com sua vista panorâmica, simbolicamente representa a síntese da história do País. “Este título que poderá acontecer, é um prêmio merecido a uma cidade que preserva seus valores, sua história, seus patrimônios e está sempre com um olhar para o futuro como o Caminho Niemeyer”, destaca.

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra é um sítio histórico único no Brasil, com pedra fundamental no ano de 1555. Suas muralhas foram construídas com pedras cortadas e assentadas à mão, com uma área de mais de 7 mil metros quadrados. Possui um acervo composto de 45 canhões dos séculos XVIII e XIX, além de uma capela datada de 1612, com uma imagem de Santa Bárbara do século XVIII.

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra está localizada ao lado do canal de entrada da Baía de Guanabara, por onde passam todas as embarcações que chegam no porto do Rio de Janeiro. Com uma visão privilegiada das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, é um local para se admirar as belezas naturais de nossa região.

Guarnecida até os dias de hoje, a Fortaleza atrai uma média de dois mil visitantes por semana, em visitas guiadas, de hora em hora, com a duração de cerca de 45 minutos. Atualmente, é a sede da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército.

Em 1555, Villegaignon improvisou uma fortificação para a defesa da entrada da Baía de Guanabara. Tomada por Mem de Sá dois anos mais tarde, foi ampliada, recebendo o nome de N. Sra. Da Guia, origem da fortaleza de Santa Cruz da Barra. Com uma área construída de 7.153 m² , passou por reformas e teve seu poder de fogo ampliado por ordem do Vice-Rei Conde de Cunha, visando a proteger o embarque de ouro de Minas Gerais, feito no Porto do Rio de Janeiro.

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra participou de momentos importantes de nossa história, impedindo invasões francesas e holandesas. Enquanto presídio, em várias fases, lá estiveram presos figuras ilustres do País, como José Bonifácio, Bento Gonçalves, Euclides da Cunha, Plinio Salgado, Luis Carlos Prestes, General Lott, Juscelino Kubitscheck, Darcy Ribeiro, Miguel Arraes.

#FortalezadeSantaCruz #PatrimônioMundialdaUnesco #Jurujuba

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle