67% dos brasileiros reprovam o "toma lá, dá cá"
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

67% dos brasileiros reprovam o "toma lá, dá cá"


Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia, do DEM, um dos partidos do Centrão (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Foi divulgada neste sábado (30) uma pesquisa do DataFolha que aponta que a maioria dos brasileiros rejeita a aproximação do presidente Jair Bolsonaro com o Centrão, conhecido pela prática política do "toma lá, dá cá".

Segundo os dados publicados pela pesquisa no jornal Folha de São Paulo, 67% das pessoas ouvidas reprovam a aproximação e 20% aprovam. Apenas 2% afirmaram que Bolsonaro não está negociando cargos e verbas, enquanto 11% responderam que não sabem.

A pesquisa questionou 2.069 pessoas por telefone entre a segunda-feira (25) e a terça-feira (26) se o presidente Bolsonaro "age bem ou age mal ao negociar cargos e verbas com deputados e senadores".

Além disso, a pesquisa questionou os entrevistados se Bolsonaro está cumprindo a promessa de não negociar cargos e verbas como forma de angariar apoio político.

A essa questão, segundo o Datafolha, 29% dos entrevistados responderam que sim, enquanto 63% disseram que não. Outros 8% afirmaram que não sabem.

O termo Centrão é o nome genérico dado a partidos políticos de um grupo político informal da Câmara dos Deputados. Tal grupo de partidos costuma ser apontado pelo alinhamento ao governo em períodos distintos, sempre em trocas de cargos e verbas governamentais, prática conhecida como "toma lá, dá cá".

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page