Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

A primavera chega mais cedo no Campo de S. Bento


A reabertura dos parques para atividades individuais, autorizada pelo prefeito Rodrigo Neves há mais de uma semana dentro do plano de flexibilização do isolamento social em Niterói, está revelando aos frequentadores o novo paisagismo do Campo de São Bento.

As intervenções no Parque Prefeito Ferraz, nome oficial do Campo de São Bento, em Icaraí, já mostram o colorido dos canteiros revitalizados e replantados com várias espécies de flores. Em pleno inverno, quem caminha pela alameda central do parque se depara com um cenário primaveril. É como se, ali, a primavera chegasse mais cedo.

De acordo com a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Dayse Monassa, a readequação dos jardins visa à melhoria da paisagem atual do parque com tratamento do solo dos canteiros e plantio de novas espécies e manejo de outras.

O trabalho de revitalização foi iniciado pela alameda central do parque, seguido dos canteiros que ficam visíveis para as ruas. Toda a área em obra está sinalizada com galhardetes, já que o Campo de São Bento, que estava fechado por conta da pandemia do coronavírus, foi reaberto apenas para caminhada e atividades físicas individuais no último dia 22. A previsão é que o trabalho esteja finalizado em novembro.

Dayse Monassa explica que estes galhardetes trazem também um QR code, que ao ser acessado pelo celular do visitante, mostra informações sobre o parque, novos horários de funcionamento e protocolos exigidos devido à pandemia do conoravírus, além de dados sobre a obra, o novo paisagismo e imagens de como ficarão os novos canteiros.

“Além da poda de harmonização, a equipe vem trabalhando na retirada das leucenas, que são espécies invasoras e retirada de mudas de plantas que estão sendo levadas para o Horto de Itaipu. O nosso objetivo é realizar um paisagismo que melhor se adapte às características românticas de 1908, ano em que o parque foi inaugurado”, afirma.

Dayse Monassa enfatiza que o projeto de paisagismo foi elaborado de acordo com as normas determinadas pelo Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC).

“O parque foi concebido em uma área de espraiado do rio Icaraí, com jardins e espaços de lazer seguindo a tendência paisagística da época. Todo o paisagismo foi baseado em sua flora original e aprovado pelo e pelo Conselho de Cultura, tendo em vista que o Campo de São Bento é tombado pelo patrimônio histórico”, diz a secretária.

Revitalização – Quando completou 110 anos, em 2018, o Campo de São iniciou um processo de revitalização. O parque recebeu nova iluminação feita com lâmpadas de LED amarelo, com a substituição de 144 pontos de luz, e uma grande limpeza nos três lagos. Desde então, o principal jardim público urbano de Niterói, vem recebendo melhorias de acordo com o resultado de uma consulta pública que foi realizada no mesmo ano e contou com a participação popular para escolher quais os pontos deveriam ser priorizados.

De acordo com consulta pública, que teve quase 2500 votos, os principais desejos da população foram mais um conjunto de banheiros, piso emborrachado nos brinquedos e bebedouros. Iniciativas que também já estão sendo colocadas em práticas.

História – O Campo de São Bento situa-se no coração do bairro de Icaraí, Zona Sul da cidade. Tem paisagismo inspirado no romantismo inglês, reúne diversos canteiros de formas livres e sinuosas, lago artificial, pontes de cimento com detalhes imitando galhos e um coreto. Com 36 mil metros quadrados, o parque foi projetado pelo paisagista belga Arsène Puttemans.


Fotos: Douglas Macedo


Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle