Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

A repercussão: a cloroquina no epicentro da demissão do ministro


Hidroxicloroquina 150mg, indicada para tratamento de hepatite, lúpus e malária

A saída do médico oncologista Nelson Teich do Ministério da Saúde repercutiu de forma muito negativa, tanto entre a comunidade médica e científica quanto no meio político. Governadores, partidos e principais lideranças políticas, entre progressistas e conservadores, repudiaram principalmente a sequência de fatos que levaram ao pedido de demissão do ministro. Apenas os bolsonaristas ficaram do lado do presidente. A gota d’água e epicentro do pedido de demissão, embora não confirmada pelo ex-ministro, foi a tentativa de Jair Bolsonaro de impor a alteração do protocolo do Ministério da Saúde para uso do medicamento cloroquina, comumente usada em pacientes com artrite, lúpus ou malária, para tratamento na fase inicial da Covid-19.

Conselho Nacional de Saúde (CNS)

"Não bastasse a demissão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta há menos de um mês, em meio à pandemia do novo coronavírus, agora, assistimos perplexos à saída de Nelson Teich, que o substituiu. O motivo é o mesmo: divergência do ministro com o presidente da república quanto à importância vital das medidas de distanciamento social implementadas em todo o Brasil, a reabertura sem fundamentos de serviços não essenciais, além da divergência quanto ao uso da cloroquina, que deve ser utilizada somente sob prescrição médica."

Antônio Carlos Lopes (presidente da Associação Brasileira de Clínicas Médicas) "A gente não podia imaginar um cenário pior que esse. Um cenário [difícil] baseado em ciência já estava previsto do ponto de vista epidemiológico, mas o efeito da intervenção política não só nessa crise, mas nos tratamentos que os médicos vão usar, é temeroso"

Governador Wilson Witzel (PSC-RJ)

“Minha solidariedade, ministro @TeichNelson. Presidente Bolsonaro, ninguém vai conseguir fazer um trabalho sério com sua interferência nos ministérios e na Polícia Federal. É por isso que governadores e prefeitos precisam conduzir a crise da pandemia e não o senhor, presidente.”

Governador João Dória (PSDB-SP)

“Mais um ministro da Saúde, que acredita na ciência, deixa o governo Bolsonaro. No momento em que a curva de mortes pelo coronavírus acelera, o Brasil perde com a saída de Nelson teick. O barco está à deriva. Que Deus proteja o Brasil e os brasileiros.”

Governador Flávio Dino (Maranhão-PCdoB)

“A confusão que Bolsonaro cria é única no planeta. Espero que as instituições julguem o quanto antes a produção de tantos desastres, entre os quais a demissão de DOIS ministros da Saúde em meio a uma gigantesca crise sanitária. O Brasil merece uma gestão séria e competente.”

Governador Camilo Santana (PT-CE)

“A saída do segundo ministro da Saúde em menos de um mês traz enorme insegurança e preocupação. É inadmissível que, diante da gravíssima crise sanitária que vivemos, o foco do Governo Federal continue sendo em torno de discussões políticas e ideológicas. Isso é uma afronta ao país.”

Governador Rui Costa (PT-BA)

“Inaceitável. Plena pandemia, em 30 dias, dois ministros da Saúde demitidos por não aceitarem seguir as orientações médicas de um presidente que nada entende de Saúde. O país exige respeito à vida, à medicina e à ciência.”

Ciro Gomes (PDT)

“Parece brincadeira... mas é irresponsabilidade assassina! Bolsonaro provoca demissão do recém, nomeado ministro da saúde. Razão alegada: ministro, que é médico, apesar de toda sua incompetência e patética, não aceitou promover o genocídio que Bolsonaro parece querer provocar!”

Senador Espiridião Amin (Progressistas-SC)

“Eu acho que a saída do Nelson Teich foi uma coisa muito grave e ruim para o país. É a grande guerra brasileira. A guerra da preservação de vidas. É a batalha pela preservação da vida dos brasileiros.”

Deputado Marco Feliciano (Republicanos-SP)

“Parabéns PR Jair Bolsonaro pela firmeza! Em meio à pandemia precisamos do líder que tem pulso firme para liderar a Nação. Se Teich era contra o uso da cloroquina já vai tarde! Precisamos com urgência liberar o uso p/ salvar milhares de vidas! Países mais avançados já liberaram!”

Deputada Carla Zambelli (PSL-SP)

“Independentemente de que (sic) vai assumir o @minsaude, temos que aplicar o Protocolo da Hidroxicloroquina, e o estudo já está sendo preparado pela @AMB-oficial O Brasil precisa desse protocolo para salvar vidas.”

PT Brasil

“Bolsonaro contra os brasileiros! Essa semana, o presidente antipovo convocou um grupo de empresários para pressionar e em suas palavras: declarar “guerra” aos governadores pela reabertura do comércio.”

PSDB

“A saíde de Nelson Teich do ministério da Saúde confirma o que os brasileiros já sabiam. O governo brasileiro não tem mais planos factíveis para combater a pandemia que nos ameaça.”

Novo 30

“O Novo vê com extrema preocupação a saída de uma um ministro da Saúde durante a pior pandemia de 100 anos. O momento pede, mais do que nunca, planejamento, gestão e alinhamento entre todos os órgãos e entes federativos. Justamente o oposto do que tem sido feito até agora.”

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle