Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Abrigo é forçado a acatar ordem judicial de acolhimento


Elton pode, finalmente, entrar pela porta da frente do abrigo, amparado por decisão da Justiça / Foto: Dikran Júnior

Desligado no dia 30 de setembro do abrigo Antonio Bispo do Rosário, unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Niterói, Elton Borges de Lima conseguiu, finalmente, na tarde desta quarta-feira (7/10), fazer valer o direito, garantido pela Justiça, de voltar à instituição, depois de perambular e dormir nas ruas vários dias.

Liminar concedida na sexta-feira (2/10) pelo juiz Guilherme Rodrigues de Andrade garantia o retorno de Elton, mas a Secretaria vinha resistindo a cumprir a decisão, mesmo sob pena de uma multa diária de R$ 500.

A volta de Elton só ocorreu depois que o vereador Renatinho do PSOL, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, foi pessoalmente cobrar da Secretaria o respeito à decisão judicial. Além de telefonemas à secretária Flávia Mariano, ele se dirigiu na tarde desta quarta-feira à Secretaria, junto de Elton, que por fim, muito emocionado, pode entrar novamente pela porta da frente do abrigo.

"Inicialmente, os técnicos da Secretaria voltaram a tentar nos convencer de que poderia ser razoável o desligamento de Elton. Para nós, no entanto, nada poderia justificar desligar alguém do abrigo e pôr de volta às ruas, sem qualquer auxílio, em plena pandemia. Essa é uma questão de defesa da dignidade humana", disse Renatinho. "Inacreditável que tenha demorado ainda tantos dias com Elton obrigado a dormir na rua. Inaceitável isso ", acrescentou o vereador.

"Estava me sentindo muito humilhado e constrangido porque bati na porta do abrigo e não fui recebido, mesmo depois da decisão do juiz em meu favor. Pensei em desistir de tudo pra me conformar em dormir na rua, mas agora aprendi que não posso desistir dos meus direitos", disse Elton, que chegou a dormir a primeira noite fora do abrigo em um hotel modesto, pago por um doador. Mas depois acabou dormindo as noites seguintes em uma calçada do Centro de Niterói.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle