'Advogada' presa por homofobia alega insanidade
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

'Advogada' presa por homofobia alega insanidade


Lidiane Biezok no momento da prisão em flagrante na padaria Dona Deôla, na capital paulista (Reprodução)

Lidiane Biezok, que foi presa em flagrante após ofender e agredir funcionários e clientes da padaria Dona Deôla, na Zona Oeste da capital paulista, no dia 20 de novembro, foi denunciada nesta terça-feira (1º) pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) por injúria racial, lesão corporal e homofobia. A defesa de Biezok, entretanto, alega que ela tem problemas psiquiátricos e tem que ser liberada porque precisa de tratamento médico.

A agressora, de 45 anos, apesar do flagrante, teve a prisão domiciliar concedida pela Justiça por ter declarado sofrer de "problemas psiquiátricos", segundo informou a assessoria do Tribunal de Justiça (TJ-SP). Na ocasião, ela se apresentou como advogada, mas segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), Lidiane não tem registro na entidade.

​"Vamos aguardar o recebimento ou não da denúncia pelo magistrado. Estudaremos a possibilidade de instauração de incidente de insanidade mental para apurar se nos momentos dos fatos Lidiane tinha ou não ciência ou capacidade dos atos dela”, informou o advogado da agressora, Victor Martinelli Paladino, nesta terça-feira, em entrevista ao G1.

Quando falou com a imprensa após três dias, Biezok pediu desculpas às vítimas e disse sofrer de bipolaridade e depressão.

“Esse problema de depressão é genético, é grave, não é uma depressãozinha, entendeu? É uma depressão para o resto da vida, é bipolaridade. É uma coisa complicada, é complexo”, afirmou ela, que também se disse arrependida e que não quis ofender e agredir ninguém.

"Eu gostaria muito, muito mesmo de dar um abraço neles e falar: 'Desculpa, cara. Desculpa, perdão'", declarou.

Reincidente

A denúncia foi feita pela promotora Martha de Camargo Duarte Dias. Caberá à juíza Carla de Oliveira Pinto Ferrari, da 20ª Vara Criminal, no Fórum da Barra Funda, bairro da Zona Oeste de São Paul, decidir se aceita a acusação. Se concordar com o MP, ela se tornará ré no processo.

O agravante para Lidiane Biezok é que não é a primeira vez que é acusada por xingar e bater nos outros. Em 2005, ela havia sido acusada de calúnia, injúria e difamação. E, em 2007, respondeu por lesão corporal. Também há outros boletins de ocorrência contra ela por crimes parecidos. Mas os dois processos foram suspensos na Justiça. O motivo seria o fato de a ré ter depressão, o que a impediria também de exercer a advocacia, segundo policiais ouvidos pelo G1.

Segundo sua defesa, a família confirmou que ela cursou faculdade de direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital, em 2003, quando se tornou bacharel. Mas não fez o concurso da OAB.

O caso

A confusão começou depois que clientes filmaram Lidiane humilhando uma atendente da padaria. A mulher ainda atirou objetos nos funcionários e quebrou uma TV, segundo testemunhas.

Na filmagem, a mulher aparece jogando guardanapos na direção de uma funcionária a quem ofende enquanto reclama do lanche. Segundo o MP, a vítima pode fazer uma representação contra Lidiane por crime contra a honra.

Em seguida, a gravação mostra o artista Kelton Campos Fausto, de 24 anos, se aproximando de Lidiane e falando: "Ela não está aqui para te servir, amore. Ela não vai te servir".

As imagens também mostram o artista Ricardo Boni Gattai Siffert, de 24 anos, sendo xingado por Lidiane com ofensas homofóbicas. "Eu sou advogada internacional, cala a sua boca, sua bicha do cara...". Ricardo não reagiu.

Os vídeos foram analisados pelo 91º Distrito Policial (DP) que registrou o caso. A investigação é feita pelo 23º DP, em Perdizes, São Paulo.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page