Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Agência reguladora dos EUA detona o uso de cloroquina


"Não é mais razoável acreditar que as formulações orais de hidroxicloroquina e de cloroquina possam ter eficácia no tratamento da doença e que seus benefícios superem riscos conhecidos e potenciais", informou nesta segunda-feira (15) a FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora dos Estados Unidos para medicamentos - o equivalente à Anvisa no Brasil -, ao revogar a permissão emergencial para o uso da hidroxicloroquina e cloroquina como tratamento para a Covid-19 naquele País.

Entre os critérios que teriam levado à suspensão do uso do medicamento estão a falta de consistência em estudos anteriores, a ausência de um efeito antiviral das dosagens de hidroxicloroquina e uma pesquisa recente randomizada que atestou não haver diferença e eficiência no uso dessas drogas (cloroquina associada ao antibiótico azitromicina) contra o Sars CoV-2. "É improvável o uso das duas substâncias tenha um efeito antiviral contra covid-19", diz o documento da FDA.

A medida põe uma pá de cal nas iniciativas do presidente Donald Trump para o uso da cloroquina no tratamento da doença e "ser uma das maiores mudanças na história da Medicina".

O mesmo raciocínio vale para o presidente Jair Bolsonaro, que acompanhou as atitudes de Trump. O presidente brasileiro foi mais além e demitiu dois ministros da Saúde, tendo como pano de fundo uma disputa para promover a mudança no protocolo do ministério para a aplicação de cloroquina a partir da primeira fase de infecção por Covid-19 nos pacientes. Um novo protocolo foi adotado no momento em que o ministério passou a ser comandado interinamente pelo general Eduardo Pazuello.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle