Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Derrotado, Bolsonaro revoga MP das universidades


Bolsonaro revogou a MP devolvida por Davi Alcolumbre, presidente do Senado e do Congresso, nesta sexta-feira

Em um ato já sem efeito prático, o presidente Jair Bolsonaro revogou na tarde desta sexta-feira (12) a Medida Provisória (MP) que permitiria ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, nomear reitores de universidades e institutos federais durante o período da pandemia sem precisar consultar a comunidade acadêmia.

Pela manhã, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, havia decidido devolver a MP "por violação aos princípios constitucionais da autonomia e da gestão democrática das universidades". Portanto, o ato de Bolsonaro é apenas simbólico, já que a medida não prosperaria.

Na decisão anunciada através de textos publicados em seu Twitter, o presidente do Senado e do Congresso já tirara, na prática, o poder do ministro para interferir nas universidades e institutos federais.

"Acabo de assinar o expediente de devolução da MP 979, que trata da designação de reitores, por violação aos princípios constitucionais da autonomia e da gestão democrática das universidades", tuitou Alcolumbre pela manhã.

"Cabe a mim, como Presidente do Congresso Nacional, não deixar tramitar proposições que violem a Constituição Federal. O Parlamento permanece vigilante na defesa das instituições e no avanço da ciência", continuou.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também já havia dito que que a MP é inconstitucional.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle