Alunos da rede estadual do Rio não serão reprovados
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Alunos da rede estadual do Rio não serão reprovados


(Governo Estado RJ)

Em caráter excepcional, em razão da pandemia, os alunos da rede pública estadual do Rio de Janeiro que participarem do processo avaliativo não serão reprovados no atual ano letivo, independentemente das notas que tirarem. A Secretaria de Estado de Educação publicou nesta quarta-feira (14) uma nova resolução que organiza e reestrutura o processo de avaliação nos ensinos fundamental e médio.

Diferente dos outros anos, 2020 não será dividido por bimestres; terá um bloco único, o chamado “Ciclo de Aprendizagem”, que teve início em fevereiro e deve terminar dia 22 de dezembro.

A Secretaria explicou que esses estudantes vão ser avaliados com apenas uma nota (de zero a 10), por matéria, considerando todas as atividades realizadas ao longo do ano letivo, seja por aulas presenciais ou no ambiente virtual ou por meio das apostilas.

A professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Inês Barbosa de Oliveira, alerta que é preciso garantir o direito de aprendizagem desses alunos no ano seguinte.

Inês Barbosa avalia ainda que a defasagem de aprendizado dos alunos em 2020 também afeta a maioria das escolas particulares.

Outra preocupação da Secretaria de Educação é a evasão escolar. As unidades educacionais terão que redobrar a atenção aos alunos em situação de potencial abandono. É o caso daqueles que não frequentaram o início do ano letivo, nem tiveram acesso ao ensino remoto e também não retornaram às atividades presenciais. As escolas terão que restabelecer o vínculo com esses estudantes.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page