Amazônia: 8 países ameaçam cortar investimentos
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Amazônia: 8 países ameaçam cortar investimentos


Por meio de carta enviada ao vice-presidente Hamilton Mourão, oito nações europeias disseram que a "tendência crescente de desflorestamento no Brasil está tornando mais difícil" o investimento no país. Para esses países, o aumento do desmatamento dificulta a compra de produtos brasileiros por consumidores do continente

A carta, assinada pelos embaixadores de Alemanha, Dinamarca, França, Itália, Holanda, Noruega, Reino Unido e Bélgica, foi enviada nesta terça-feira (15) ao general Mourão, que lidera o Conselho da Amazônia, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

"Enquanto os esforços europeus buscam cadeias de suprimento não vinculadas ao desflorestamento, a atual tendência crescente de desflorestamento no Brasil está tornando cada vez mais difícil para empresas e investidores atender a seus critérios ambientais, sociais e de governança", diz a carta.

Cópias do documento foram entregues aos ministros da Defesa, Economia, Agricultura, Meio Ambiente e à presidência da Funai.

'Ações reais e imediatas'

O texto afirma ainda que ações tomadas pelo Brasil no passado como o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desflorestamento na Amazônia Legal, o Código Florestal Brasileiro e a Moratória da Soja na Amazônia são reconhecidos pelo efeito que tiveram na redução do desmatamento.

Porém, alerta que o desmatamento aumentou em “taxas alarmantes”.

A carta diz ainda que as empresas europeias buscam responder a "um interesse legítimo dos europeus por alimentos e outros produtos feitos de forma justa, ambientalmente adequada e sustentável".

Além disso, os embaixadores dizem contar com o compromisso político do governo brasileiro para reduzir o desflorestamento, e esperam "que isso se reflita em ações reais e imediatas".

Mourão: viagem de embaixadores a Amazônia

Mourão é presidente do Conselho da Amazônia. Em junho, ele já havia recebido carta de investidores estrangeiros alertando para os efeitos do aumento do desmatamento no Brasil.

Nesta quarta, o vice-presidente falou sobre a carta, dizendo que o tema foi tratado em reunião dele com os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Tereza Cristina (Agricultura). Mourão disse que o governo brasileiro vai organizar uma viagem de embaixadores à Amazônia.

"A decisão é que o Itamaraty vai conversar com o embaixador Alemão. Na carta, eles colocam os representantes deles à disposição para o diálogo, daí nós estamos planejando aquela viagem, que já falei para vocês [jornalistas] a Amazônia, vai ser feita no final de outubro", afirmou.

Situação crítica na Amazônia e Pantanal

Segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, que coordena o Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon, o desmatamento na floresta subiu 68% em agosto em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 1.499 km² de floresta perdida num único mês, número mais alto dos últimos dez anos.

Nos primeiros oito meses do ano, a área de mata nativa perdida foi 5.190 km², 23% a mais do que em 2019.

No Pantanal, as queimadas registram recordes neste ano. Os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul decretaram estado de emergência.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page