Após o caos, Trump promete 'transição ordenada'
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Após o caos, Trump promete 'transição ordenada'


(Reprodução)

O Congresso dos Estados Unidos ratificou a vitória do presidente eleito, o democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (7), depois que manifestantes insuflados por Donald Trump tomaram a sede do Capitólio provocando a morte de quatro pessoas. Somente depois do caos, o atual presidente dos EUA reconheceu o resultado ao dizer em comunicado que "haverá uma transição ordenada no dia 20 de janeiro", ainda acentuando que "por mais que eu discorde totalmente do resultado da eleição".

A sessão conjunta da Câmara dos Representantes e do Senado que os manifestantes pró-Trump interrromperam para tentar impedir a certificação da vitória de Biden e do Partido Democrata, foi reiniciada duas horas depois e o resultado das eleições foi finalmente confirmado: Biden e a vice-presidente eleita, Kamala Harris, ultrapassaram os 270 votos necessários no Colégio Eleitoral para garantir as chaves da Casa Branca a partir do próximo dia 20.

Durante a tomada do Capitólio, uma mulher foi morta por um tiro e a morte de três outras pessoas também foi relatada em circunstâncias ainda não esclarecidas.

"Mesmo depois da violência e vandalismo sem precedentes neste Capitólio, os representantes eleitos do povo dos Estados Unidos estão se reunindo novamente neste dia para defender a Constituição", disse Mike Pence, vice-presidente dos EUA, ao reiniciar a sessão depois que as forças de segurança retiraram a multidão trumpista do Capitólio e seus arredores.

Apesar de dizer através de um comunicado que haverá transição ordenada, Trump voltou a repetir as alegações falsas que insuflaram seus apoiadores. .

“Eu sempre disse que continuaríamos a lutar para garantir que apenas votos legais fossem contados. Por mais que isso represente o fim do melhor primeiro mandato da História presidencial, é apenas o início da nossa luta para Fazer a América Grande Novamente", completou, num autoelogio não reconhecido pelo povo americano, segundo analistas, a não ser pelo próprio e por fanáticos trumpistas.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page