Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Armênia e Azerbaijão iniciam cessar-fogo


(Sputnik/Ministério das Relações Exteriores da Rússia)

Após dez horas de negociações em Moscou, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou nesta sexta-feira (9) que a Armênia e o Azerbaijão concordaram em cessar-fogo em Nagorno-Karabakh a partir de 10 de outubro para trocar prisioneiros e corpos dos mortos.

De acordo com o comunicado, Baku e Erevan concordaram em iniciar negociações "significativas" sobre o conflito na região da república não reconhecida de Nagorno-Karabakh.

"Foi anunciado um cessar-fogo, com início às 12h de 10 de outubro de 2020 [05h no horário de Brasília], para fins humanitários para a troca de prisioneiros de guerra e outros detidos, e corpos dos mortos, a ser mediado de acordo com os critérios do Comitê Internacional da Cruz Vermelha", disse o comunicado.

De acordo com o documento, Baku e Erevan concordaram em iniciar negociações "substantivas" sobre o conflito.

"A República do Azerbaijão e a República da Armênia, com a mediação do Grupo da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) de Minsk, com base nos princípios básicos do acordo, iniciam negociações substantivas com o objetivo de alcançar um acordo pacífico o mais rápido possível", afirmou Lavrov.

A declaração conjunta informa que parâmetros específicos do cessar-fogo em Nagorno-Karabakh serão acordados separadamente. O comunicado também disse que os lados se comprometeram em manter os formatos das negociações inalterados.

Em 27 de setembro, confrontos eclodiram em Nagorno-Karabakh, já tendo deixado centenas de mortos e feridos. Rússia, França e Estados Unidos estão entre os países que pediram o fim imediato das hostilidades na contestada região.

A linha de contato divide as forças armênias (o Exército de Defesa de Nagorno-Karabakh) e as Forças Armadas do Azerbaijão no conflito de Nagorno-Karabakh. Ela foi formada após o cessar-fogo de maio de 1994, que terminou com a guerra de 1988-94 entre os dois países. O comprimento da linha de contato é de 180-200 quilômetros.


Fonte: Agência Sputnik

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle