Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Arqueólogos encontram moedas de ouro do Século X


Uma equipe egípcio-russa que trabalha no sítio arqueológico de Deir Al-Banat na cidade de Fayoum, no Egito, descobriu um tesouro composto por 28 dinares de ouro e cinco moedas pequenas.

As moedas foram encontradas embrulhadas em um pano de linho amarrado a um selo de argila com símbolos indistintos.

Osama Talaat, chefe do setor de Antiguidades Islâmicas, Coptas e Judaicas do Conselho Supremo de Antiguidades, descreveu a recente descoberta como a mais importante na área, tendo em conta que esta é a primeira expedição egípcio-russa na parte norte da referida área arqueológica.

Neste local anteriormente foram desenterradas várias múmias que remontam à era greco-romana. Isto reflete que a área foi usada durante diferentes períodos históricos entre o grego, romano, copta e o período islâmico.

O rolo de moedas era composto por 16 dinares da era do califa abássida Al-Muqtadir Billah que governou entre 908 e 932 d.C., além das cinco moedas mais pequenas do mesmo califa, 10 dinares da era do califa Al-Radi Billah da mesma dinastia, que governou entre 934 e 940 d.C., e dois dinares do califa Al-Mu'tasim Billah, 833-842 d.C, escreve portal Ahram Online.

A missão russa começou a explorar a área de Deir Al-Banat em 2003, desde então foram desenterrados vários sarcófagos e múmias.


Fonte: Agência Sputnik

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle