Ártico tem segundo maior degelo da história
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Ártico tem segundo maior degelo da história

O aquecimento global, mais acentuado no Ártico do que em outras regiões do planeta, vem provocando perdas cada vez maiores do gelo marinho no verão. Em 2020, atingiu a segunda menor extensão já medida desde o início das observações com satélites, no fim dos anos 1970. Os dados foram divulgados pelo NSIDC (Centro Nacional de Dados de Gelo e Neve dos EUA).

Reprodução / NASA

O NSIDC alerta que o mar congelado no oceano polar atingiu um mínimo de 3,74 milhões de quilômetros quadrados no dia 15 de setembro. O degelo só não foi maior que em 2012, quando o gelo marinho foi reduzido no final do verão boreal a 3,39 milhões de quilômetros quadrados.


O valor é 2,5 milhões de quilômetros quadrados menor do que a média verificada entre 1981 e 2010. É como se uma área do tamanho da Argentina, da Alemanha e da Inglaterra somadas tivesse desaparecido do oceano onde está o polo Norte.


“O ano de 2020 fica marcado como um ponto de exclamação na tendência de redução do gelo marinho no Ártico. Estamos no rumo de um Ártico sazonalmente descongelado e este ano é outro prego no caixão”, disse o diretor do NSIDC, Mark Serreze. Em 2012, Serreze cunhou a expressão “espiral da morte” para descrever essa tendência.


O aquecimento global produziu uma série de extremos na região em 2020. A Sibéria teve uma onda de calor que elevou as temperaturas mais de 10oC acima da média em algumas regiões e fez uma cidade russa acima do Círculo Polar Ártico marcar 38oC. Incêndios florestais também fustigaram o nordeste da Rússia no começo do verão.


Em agosto, tripulantes do quebra-gelo alemão Polarstern fizeram imagens de gelo marinho derretendo a menos de 300 quilômetros do polo Norte – algo que jamais havia sido visto.


Alguns estudos sugerem que até 2030 o polo Norte possa estar sem gelo no verão.


*Com informações do Observatório do Clima.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page