Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Aumento de casos de Covid no Rio pode indicar 2a onda


Passeio no calçadão de Copacabana (Reprodução)

O boletim do Observatório Fiocruz Covid-19, que analisou as duas últimas semanas epidemiológicas, mostra que os casos diários de Covid-19 no estado do Rio de Janeiro inverteram a tendência e voltaram a subir (8,4% desde 12 de julho). É uma das maiores taxas em todo o Brasil, e pode indicar uma segunda onda de encontro com planos de flexibilização como o da prefeitura do Rio, que, sábado (1o), liberou o banho de mar e ampliou o horário de funcionamento de bares e restaurantes, das 23h para 1h.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é possível verificar também um aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI na cidade. No sábado, a capital fluminense registrou 470 novos casos e 34 mortes por Covid-19, somando então 71.792 casos e 8.344 óbitos desde o início da pandemia. No estado, foram 1.718 casos e 79 óbitos no sábado, totalizando 167.213 registos de coronavírus com 13.556 mortes.

Para alguns especialistas ouvidos pelo Globo, o aumento dos casos é uma consequência direta da reabertura das atividades, de forma “desordenada” e “sem planejamento”. "As informações que vêm do poder público são desconexas: o ambulante pode trabalhar na praia, mas as pessoas não podem ficar na areia. Ele vai vender para quem? Dá a impressão de que a vida já voltou ao normal. Não foi assim em lugar nenhum no mundo, e não vai ser assim aqui. Não temos climas para reverter a flexibilização, mas precisamos pelo menos diminuir a velocidade", criticou o infectologista Alberto Chebabo, diretor da Divisão Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ, que prefere não falar em uma "segunda onda", segundo o jornal.

Maiores taxas

Segundo o boletim da semana epidemiológica de 19 a 25 de julho, as maiores taxas de incidência de Covid-19 foram observadas também em Rondônia, Roraima, Amapá, Sergipe, Mato Grosso e no Distrito Federal. Esses estados também registraram as maiores taxas de mortalidade nesse período.

Por meio de indicadores-chave como tendência da incidência e da mortalidade por Covid-19, níveis de atividade e incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), tendências da incidência e da mortalidade por Covid-19 e leitos de UTI para Covid-19, o boletim traz um panorama geral do cenário epidemiológico nos estados e regiões do país.

Divulgado quinzenalmente pela instituição, a nova edição é referente às semanas epidemiológicas 29 (12 a 18 de julho) e 30 (19 a 25 de julho). Em relação ainda à mortalidade, os dados analisados mostram tendências de aumento ou permanência de valores altos no número de óbitos em alguns estados.

A análise desses dados, segundo a Fiocruz, pode contribuir para traçar estratégias para o combate da pandemia do país. Outra constatação preocupante é a permanência da transmissão do vírus na Amazônia, que vinha mantendo uma pequena tendência de redução.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle