Axel inicia o anúncio do secretariado semana que vem
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Axel inicia o anúncio do secretariado semana que vem


Em entrevista exclusiva ao TODA PALAVRA nesta quinta-feira, 26, o prefeito eleito de Niterói, Axel Grael, anunciou que começará a divulgar na semana que vem os primeiros nomes já escolhidos para o seu secretariado. Onze dias depois do pleito que o elegeu com mais de 62% dos votos, Axel, que testou positivo para Covid-19, disse que vem trabalhando no mesmo ritmo da campanha eleitoral.

“Ainda não deu para voltar a velejar”, brincou o prefeito eleito, irmão dos iatistas Torben e Lars Grael, que levaram para casa algumas das muitas medalhas olímpicas conquistadas pela família de velejadores. Mesmo isolado em casa por haver contraído o coronavírus - apesar de estar assintomático e com boa aparência -, Axel vem mantendo um ritmo de trabalho intenso, tanto nas articulações para a montagem do governo como no apoio político que o PDT de Niterói vem dando à chapa Dimas Gadelha-Marlos Costa (PT-PDT) em São Gonçalo.


Apoio a Dimas

Assim como Rodrigo Neves, que ajudou na articulação da aliança entre PDT e PT em São Gonçalo, Axel Grael também está empenhado na eleição de Dimas na cidade vizinha. Revelando que já vem mantendo contatos e até alinhando futuras parcerias com o candidato, ele reflete sobre a importância, para Niterói, da eleição de um prefeito afinado política e ideologicamente com o governo de Niterói, assim como aconteceu em Maricá, com a reeleição do prefeito Fabiano Horta. Se a chapa PT-PDT for vitoriosa em São Gonçalo, os três municípios formariam um cinturão progressista no Leste Fluminense.

“São Gonçalo passou por algumas gestões de avanços muito frágeis e é fundamental para o desenvolvimento de Niterói que São Gonçalo acompanhe as tendências de Niterói”, argumenta Axel. ”Mesmo em algumas conversas que já tive com o Dimas e o Marlos - que é um técnico da área de planejamento, um funcionário do Tribunal de Contas do Estado, ou seja, um profissional da área de gestão - nós já alinhamos várias possibilidades de parcerias. Então torço muito para que as pesquisas que estão indicando a vitória do Dimas se confirmem no domingo e a gente tenha no Leste Fluminense uma união de olhares para as nossas cidades que nos estimulem a trabalhar mais juntos.”

Essa, segundo Axel, é uma condição que não prevaleceu nos últimos anos:

“Nós percebemos nos últimos tempos um grande descompasso de planejamento entre Niterói e São Gonçalo. E são cidades muito complementares. Nós compartilhamos bairros que de um lado da rua é Niterói, do outro é São Gonçalo, como Maria Paula e Rio do Ouro. Nós somos cidades que precisam se integrar mais. Com Maricá também. O nível de avanço do planejamento de Niterói em relação a São Gonçalo é muito discrepante. Por exemplo, o plano cicloviário de Niterói, quando chega em São Gonçalo, é só uma seta: ‘tomara que continue’.”

Axel lamentou a falta de sintonia das duas cidades:

“A gente buscou ter uma interlocução com São Gonçalo, e não era nem que houvesse uma má vontade ou não houvesse intenção de cooperar, mas eles não estavam sintonizados com a mesma coisa, como, por exemplo, o planejamento cicloviário. Então é muito importante para a mobilidade, para a saúde, mesmo para educação. Na economia nós temos ações integradas e, obviamente, havendo uma afinidade ideológica e de olhar para a cidade, como a gente tem certeza que teremos muito melhor com o Dimas, nos abre uma perspectiva muito grande.”


Volta às aulas

Axel comentou a decisão de ontem do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Claudio de Mello Tavares, que derrubou uma liminar da Vara da Infância e da Juventude de Niterói, que, a pedido do Ministério Público estadual, havia determinado a volta às aulas presenciais nas escolas públicas e particulares de Niterói. O prefeito eleito, que participou ativamente, nos primeiros meses da pandemia de coronavírus, do comitê de assessoramento do prefeito Rodrigo Neves na implantação das medidas de combate ao surto da Covid-19, lamentou a sucessão de medidas judiciais que interferiram na política adotada pelo município.

“Essas coisas têm que ser feitas com muito cuidado, muito respeito à vida das pessoas e atendendo as recomendações das autoridades sanitárias. Nós tivemos uma primeira iniciativa de reabrir as escolas numa faixa etária mais à frente e aí houve uma interferência do judiciário mandando fechar. Agora estava tudo fechado e veio uma decisão judicial para abrir. Então, eu acho que isso é muito ruim e vai criando um clima de incertezas maior do que já temos”, afirmou.

Axel, no entanto, comemorou a decisão do presidente do TJRJ, cujo despacho considera atribuição do município - e não do Judiciário - implementar as políticas referentes ao combate da pandemia.

“Importante que se tenha uma linha de atuação que seja de proteção à saúde, que proteja tanto o estudante quanto os profissionais de saúde e isso tem que ser feito por critérios técnicos e não por decisões que não sejam de interesses mais amplos”, salientou o prefeito eleito.

Amanhã o TODA PALAVRA publica a íntegra da entrevista exclusiva concedida por Axel Grael.


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page