Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Brasil é ameaçado por gafanhotos no Sul e 'Godzilla' no Norte


Foto de satélite mostra a imensa nuvem de areia, de tonalidade mais escura, chegando ao Caribe

Enquanto uma nuvem de gafanhotos vinda da Argentina se aproxima do Rio Grande do Sul, uma outra nuvem, formada por poeira do Saara, chega à América Central e ameaça invadir o continente sul-americano pelo Norte, depois de atravessar o Oceano Atlântico. "Godzilla", como foi batizada por cientistas que a monitoram por satélite pelo seu tamanho gigantesco, que se aproxima atualmente da região do Caribe e cobre grante parte do oceano, pode chegar nos próximos dias ao Norte do Brasil.

A nuvem é composta por massas de ar seco e poeira do deserto africano. Segundo especialistas, o fenômeno é recorrente, mas foi intensificado esse ano.

O fenômeno é formado no final da primaveira e no começo do outono, no verão e no final da primaveira e se desloca em direção ao Oeste. Normalmente, é um fenômeno rápido, que não dura mais de uma semana. Porém a presença de ventos suaves foi capaz de extender a duração e fazer a nuvem viajar mais de 10 mil km.

No momento, a nuvem atingiu o Caribe, onde os efeitos já são sentidos. Os governos dos países da região recomendaram o uso de máscaras por conta da alta quantidade de partículas no ar. Navios também foram alertados sobre a baixa visibilidade para navegação.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) prevê que a nuvem irá alcançar áreas ao norte da América do Sul, a costa dos Estados Unidos e diversas regiões da América Central.

A nuvem de gafanhotos que devasta as plantações argentinas está agora a 130 km do Brasil

Gafanhotos

No Sul do continente, a nuvem de gafanhotos que vem devastando as plantações da Argentina avançou mais de cem quilômetros em um dia. Na terça-feira (23) ela estava a 250 quilômetros do Rio Grande do Sul e nesta quarta-feira os insetos já se encontravam distantes apenas 130 quilômetros da fronteira brasileira.

O governo do Brasil estuda usar mais de 400 aviões agrícolas para controle da praga, caso cheguem ao país. Isso, no entanto, dependerá das condições climáticas no Sul nos próximos dias. O Uruguai também se prepara para enfrentar a nuvem de gafanhotos que, segundo informações do Ministério da Agricultura brasileiro, deverá migrar para o país vizinho pela cidade de Bella Unión.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle