Butantan diz que CoronaVac é eficaz para proteger população
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Butantan diz que CoronaVac é eficaz para proteger população


(Reprodução)

O governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (12), que a eficácia global da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, é de 50,38%. O índice cumpre as exigências da Organização Mundial da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O índice de 50,38% se refere à eficácia global, isto é, a capacidade da vacina em proteger em todos os casos: leves, moderados ou graves.

"Essa vacina tem segurança, tem eficácia, e todos os requisitos que justificam o uso emergencial", disse o diretor do Butantan, Dimas Covas.

O instituto pediu na última sexta-feira (8) autorização para o uso emergencial da CoronaVac à Anvisa, que tem prazo de 10 dias para aprovação.

Sem a presença do governador João Doria, a divulgação do percentual de eficácia da vacina foi feita pelo secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, juntamente com Dimas Covas e integrantes do Centro de Contingência de combate ao coronavírus no estado.

O diretor de pesquisa do Instituto Butantan, Ricardo Palácios, enfatizou que o imunizante atingiu 78% de eficácia em casos leves e 100% em casos graves e moderados.

"A gente tinha previsto que a vacina tinha que ter uma eficácia menor em casos mais leves e uma eficácia maior em casos moderados e graves e nós conseguimos demonstrar esse efeito biológico esperado. Esta é uma vacina eficaz. Temos uma vacina que consegue controlar a pandemia através desse efeito esperado que é a diminuição da intensidade da doença clínica", afirmou.

Cerca de 12.500 profissionais de saúde em 16 centros de pesquisa se voluntariaram para fazer os testes do imunizante no Brasil.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page