Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Calor e emergência climática

Roberto Rocco


Pressionado há tempos pelas mudanças climáticas, o nosso planeta, que já estava doente, sofreu mais um duro baque com a pandemia arrasadora do novo coronavírus. Antes, nós ambientalistas, tínhamos dificuldades para convencer a maioria da população sobre a relação dos engarrafamentos nas cidades poluídas, as queimadas na Amazônia e a qualidade do ar que respiramos. A atual crise sanitária, o aumento das temperaturas e o Pantanal em chamas escancararam a dura realidade.

Sofremos, a Terra e todos os seres vivos, na mesma canoa furadíssima. Para além dos vírus e de suas mutações fatais, o planeta vive uma emergência climática sem precedentes.

Em busca do consumo excessivo por poucos, o homem deixou para a maioria um mundo sufocado e com suas riquezas naturais combalidas, sugadas ao extremo. Mesmo que a quarentena demonstre que não precisamos de tanto assim para sobreviver um dia de cada vez. Estamos na emergência global, em um tipo de UTI civilizatória!

Como nos ensina uma garota de 17 anos, não há mais tempo a perder na luta contra as mudanças climáticas e o superaquecimento, para o bem da saúde dos povos. A ambientalista sueca Greta Thunberg fala o que os líderes mundiais precisam ouvir e aprender, mesmo fingindo não escutar e nem querer entender. Na verdade, o recado serve para todos os cidadãos.

No Brasil, os representantes do governo federal seguem negando o óbvio e a dura realidade, minimizando dramas, fomes, doenças, queimadas e invasões de terras indígenas, enquanto alguns de seus seguidores procuram culpados pela Terra ser redonda.

Dá mais trabalho investir energia na saúde, no saneamento básico, na educação, na cultura, na ciência, no combate ao fogo, ao desmatamento ilegal e a grilagem de terras protegidas por lei.

Assim como também falta levar a sério a dor de cada brasileiro diante das milhares de mortes provocadas pelo novo coronavírus e pela omissão dos negacionistas de plantão. A esperança é que, cedo ou um pouco mais tarde, tudo vai passar. E isso vale para a Covid-19 e para o desgoverno que arde em Brasília.


Roberto Rocco é ambientalista e copresidente do PV/RJ.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle