Canto do Rio vive a expectativa de retornar ao seu CT
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Canto do Rio vive a expectativa de retornar ao seu CT

Centro de Treinamento Jair Marinho, inaugurado ano passado no Clube Mauá em São Gonçalo, virou Hospital de Campanha na pandemia


Edu Gomes

Espaço do CT Jair Marinho, no Clube Mauá, passou a ser utilizado como Hospital de Campanha na pandemia. Foto: Prefeitura de São Gonçalo.

O Canto do Rio Foot-Bal Club, agremiação fundada em 1913 e conhecida carinhosamente pelos niteroienses como Cantusca, vive a expectativa de retornar ao seu Centro de Treinamento, inaugurado ano passado no Clube Mauá em São Gonçalo. O espaço foi cedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Prefeitura de São Gonçalo para ativarem o Hospital de Campanha da cidade em meio à pandemia, estando agora o clube niteroiense esperançoso para que possa retornar às preparações de suas categorias de base quando toda essa situação atual da Covid-19 se resolver.


O CT foi inaugurado em setembro do ano passado e leva o nome de Jair Marinho, lateral direito que foi bicampeão mundial com a seleção brasileira em 1962. Jair viveu os últimos anos de sua vida em Niterói e foi homenageado pelo Cantusca em 2019, quando o CT foi instituído. Aos 83 anos, o ex-lateral faleceu em 07 de março desse ano, vítima de complicações decorrentes de um AVC. Felizmente, recebeu ainda em vida a bela homenagem feita pelo Canto do Rio.


A esperança de, assim que possível, retornar com o Centro de Treinamento em São Gonçalo, faz parte da expectativa do Canto do Rio para alçar vôos maiores em sua restruturação no futebol. A equipe voltou a disputar um Campeonato Carioca de futebol profissional em 2018 depois de oito anos afastada, quando ficou com a 3ª colocação na Série C da competição, quase conseguindo o acesso para a Série B2. O objetivo do CT montado é, além de facilitar o retorno e preparação para os jogos do profissional, estabelecer um fortalecimento das categorias de base do clube, visando a formação de jovens que possam reerguer o Cantusca a longo prazo.


Nomes fortes do futebol nacional foram revelados pelo Canto do Rio, como Gérson "Canhotinha de Ouro", meia armador campeão mundial pela seleção brasileira em 1970 e, mais recentemente, o atacante Vinícius Júnior, que iniciou sua trajetória no futsal do Cantusca e hoje joga no Real Madrid, da Espanha.


Além do Centro de Treinamento na cidade vizinha, a agremiação busca viabilizar, junto à Prefeitura de Niterói e ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, a possibilidade de utilizar o Caio Martins (que ontem completou 79 anos desde sua inauguração em 20 de julho de 1941) como estádio para a realização de seus futuros jogos no profissional. Quando disputou a Série C do Carioca em 2018, o clube levou suas partidas para o Estádio Municipal Alziro de Almeida, o Alzirão, praça esportiva localizada no município de Itaboraí e que tem abrigado boa parte dos jogos de equipes do Leste Fluminense. O Caio Martins, atualmente, continua sendo a sede das categorias de base do Botafogo de Futebol e Regatas. Vamos aguardar e torcer pelo desenvolvimento do esporte e por um retorno próximo do futebol profissional em Niterói.


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page