Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Central comemora centenário com live solidária


Neste sábado, 18, o Clube Central comemora o seu centenário com uma live com o cantor Marco Vivan. A transmissão será feita pelos canais do tradicional clube de Icaraí no Facebook e no Youtube, com uma campanha de doação para a APAE-Niterói. O tradicional Baile de Gala encontra-se adiado em função da pandemia, mas a data será comemorada em grande estilo, unindo tradição e modernidade.

Durante a live as doações poderão ser realizadas através do Qr Code que estará disponível na tela e fará o link com a página https://picpay.me/apae.niteroi. Quem desejar doar diretamente por transferência bancária pode fazê-lo através do Banco Santander, agência 3531, conta corrente 13000504-1 (CNPJ: 30.131.205.0001-77 - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).


Um pouco da história do Central

Fundado em 18 de julho de 1920, o Clube Central iniciou suas atividades em um casarão de propriedade da família Armando Carreira Lassance, situado na Rua Presidente Pedreira, 65, no bairro do Ingá. Posteriormente, teve sua sede no prédio onde funciona, atualmente, a Escola Estadual Aurelino Leal e, mais tarde, transferiu-se para o número 138, da mesma Rua Presidente Pedreira, sua primeira sede própria. Somente em fevereiro de 1932, a mansão onde funcionou o Colégio Guanabara, situada na Praia de Icaraí, 335, tornou-se Sede do então tradicional Clube da Zona Sul de Niterói.

Em sua segunda gestão como Presidente, o Almirante Gustavo Gurgulino de Souza, deu início às obras, demolindo a antiga mansão para dar lugar à atual sede, conhecida como “Palácio de Mármore”, projeto e execução do arquiteto Manoel Machado, e concluído na gestão de Rubens Maragno, em 1976. O majestoso prédio que abriga a atual sede é dotado de quatro andares, com hall de entrada, parque aquático, piscina e quatro saunas, moderno salão de sinuca, salão nobre amplo e moderno, wisqueria, auditório, espaço jovem e um grande terraço, de onde se descortina bela vista da Baía de Guanabara e da cidade do Rio de Janeiro. Em 1981, ainda na gestão de Rubens Maragno, foi inaugurado o Ginásio de Esportes, na Rua Moreira César. No local temos hoje o Central Prime, inaugurado no ano de 2014, durante a gestão do Presidente Marcos Nelson, que assegurou uma considerável independência financeira à agremiação.

Historicamente, o Central se destacou sempre por uma intensa agenda social, com os tradicionais bailes de gala e festas frequentadas por artistas, famosos e políticos representativos no cenário nacional. Apesar de ser um clube essencialmente social, o Central também agrega muita tradição esportiva, em especial no Basquete. O Clube revelou o pivô Lucas Bebê que jogou no basquete da Espanha e no Toronto Raptors do basquete norte-americano (NBA). Na Arena Central, localizada na Praia de Icaraí, nasceu também o único esporte que possui origem comprovada em Niterói: a Bola Pesada. O esporte Bola Pesada nasceu nas areias da Praia de Icaraí, sendo o único esporte tombado como patrimônio cultural imaterial de Niterói e fazendo até hoje parte da história do Clube Central.  

Nestes 100 anos de existência, passaram pela presidência do Clube Central, as figuras mais representativas da cidade. São agraciados com o título de “patrono”, os ex-presidentes Armando Carreira Lassance, Clóvis Santiago e Amilar Vieira da Silva.

O atual Presidente José Roberto Leite foi escolhido para ser o Presidente do Centenário do Clube Central por sua relação histórica com a agremiação, já tendo sido Diretor e Vice-Presidente em gestões anteriores. Ele é o 31º Presidente Executivo do Clube Central e foi eleito em novembro de 2019 para voltar a unir os centralianos no ano do centenário, já que a gestão anterior vinha sofrendo uma série de questionamentos. A atual gestão simboliza o espírito familiar do Clube, unindo esforços dos mais experientes, como José Roberto, que tem 76 anos, e dos mais jovens, como o Presidente do Conselho Deliberativo, Fernando Tinoco, de 37 anos. O Clube, que valoriza sua memória e suas tradições, congrega também os ex-Presidentes em um órgão chamado Corpo Consultivo, hoje presidido pelo ex-Presidente do Clube e do Conselho, Ivan Moraes Galindo.


Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle