Covid-19 dispara, varre e apavora a Europa
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Covid-19 dispara, varre e apavora a Europa


No dia em que o mundo registrou na terça-feira (27) um recorde de mais de 500 mil novos casos de coronavírus, o número de mortes por Covid-19 explodiu do outro lado do Atlântico. Em meio a uma segunda onda, países ricos europeus batem recordes de mortes diárias, com um aumento de quase 40% em relação à semana anterior, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Até na Alemanha, onde os números pareciam relativamente controlados, a cifra de paciente em UTIs dobrou nos últimos 10 dias e o governo anunciou um lockdown parcial nesta quarta-feira (28), mesma medida confirmada também pelo governo francês, incluindo fechamento de bares e restaurantes.

Toque de recolher e outras medidas de contenção, como volta das aulas à distância e fechamento de lojas, cinemas, teatros e academias vem sendo adotados por outros governos nos últimos dias, temendo uma situação ainda mais grave do que foi a primeira onda.

Nesta quarta-feira, o continente superou 255 mil óbitos pelo coronavírus e registra quase 9 milhões de casos de contaminações. A Europa é a segunda região do mundo a ultrapassar a marca de 250 mil óbitos, superada até então apenas pela América Latina.

De acordo com a OMS, França, Espanha, Reino Unido, Holanda e Rússia são responsáveis pela maioria das ocorrências na Europa. A segunda onda, segundo a entidade, começa a lotar as Unidades de Terapia Intensiva dos hospitais nos países do Velho Continente.

França

O governo decidiu por um lockdown parcial em território nacional, após o país registrar na terça-feira (27) 523 mortes em 24 horas – um recorde desde 22 de abril, segundo o Ministério da Saúde francês. No domingo (24) foi registrado um recorde também de 52 mil contaminações em 24 horas. O país já soma 1,27 milhão de infectados e 35.820 mortos nesta quarta-feira, de acordo com o mapa da Covid-19 na Universidade Johns Hopkins.

Reino Unido

O Reino Unido, que é o país europeu com mais mortos, atrás apenas de México, Índia, Brasil e EUA no ranking mundial, registrou mais 367 vítimas na terça-feira, seu número mais alto em um dia desde o fim de maio e próximo ao recorde de 374 mortos em 30 de março. O país registrou ainda 22.885 novos casos em 24 horas, elevando o total de infectados para mais de 945 mil, isto, após uma semana de lockdown nacional decretado pelo governo britânico.

Itália

A Itália, primeiro país europeu que viveu uma primeira onda devastadora, confirmou 221 mortes nesta terça, um recorde desde maio. Os 21.994 casos de contaminação em 24 horas estabeleceu um recorde em toda a pandemia. O país agora soma quase 590 mil casos e, com 37.905 mortos é o sexto no ranking mundial.


Rússia

O aumento das mortes na Rússia fez o governo determinar a obrigatoriedade do uso de máscaras, a partir desta quarta-feira, em espaços públicos, nos transportes e elevadores, proibindo cafés e restaurantes de funcionar entre 23h e 6h. O país é o quarto no mundo com mais infectados (1,55 milhão) e 12º com mais mortos (26.752). O governo russo confia na possibilidade de iniciar vacinação em massa até o início de 2021. O país foi primeiro a registrar uma vacina contra a Covid-19 no mundo, a Sputnik V, que se encontra em fase final de testes e aguardando uma pré-qualificação da OMS.

Além da Alemanha, os únicos países da Europa em que a pandemia parece parcialmente controlada até o momento são Grécia, Noruega e Finlândia, de acordo com a OMS.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page