Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

  • Da Redação

Covid-19: índice de contágio no país permanece alto

Depois de baixar a taxa de contágio para 0,94 na semana passada, o indicador da velocidade de transmissão da doença no Brasil, conhecido como Rt, subiu novamente para 1 nesta semana, de acordo com o principal centro de monitoramento da Covid-1 no mundo, o MRC do Imperial College (Reino Unido).


Pessoas se aglomeram em terminal de ônibus / Abrasco

Isso significa que cada 100 pessoas transmitem a doença para outras 100, e assim sucessivamente. A permanência da taxa em torno deste patamar dificulta o controle da pandemia no país, especialmente nos locais onde a disseminação hoje é maior.


A Rt brasileira ficou acima de 1 por 16 semanas seguidas desde o final de abril, e vem oscilando nas últimas quatro semanas, em patamar abaixo de 1 ou igual a 1 nas últimas semanas. A oscilação em torno desse valor tem acontecido também em outros países sul-americanos. Nesta semana, cinco deles têm Rt calculado acima de 1: Paraguai (1,2), Argentina (1,17), Bolívia (1,07) e Chile e Venezuela (1,02).


A transmissão está perdendo força no Equador e Peru — ambos com Rt de 0,98 — onde cada 100 pessoas passam o coronavírus para outras 98, que por sua vez transmitem para 96, reduzindo gradativamente a expansão da Covid-19. De acordo com a OMS, na América do Sul apenas Guiana e Uruguai não apresentam transmissão comunitária da doença.


Em termos proporcionais à população, o Brasil é o terceiro país sul-americano com maior número de casos. Foram 228 diagnósticos por 100 mil habitantes nas duas semanas encerradas nesta quinta, atrás de Argentina (com 314/100 mil) e Peru (235/100 mil).

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle