Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Covid mata 2 vezes mais em favelas do que em bairros ricos


A Covid-19 é duas vezes mais letal nas favelas do que nos bairros mais ricos do Rio de Janeiro, indica pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O levantamento dividiu a cidade em cinco partes, de regiões sem favelas até áreas com altíssima concentração de favelas.

"Com os dados, nós observamos uma periferização da doença ao longo do tempo. A doença inicia tendo seus primeiros casos em bairros com maiores e melhores de condições socioeconômicas, como Copacabana e Gávea, e ao longo do tempo vai se disseminando para outros, na zona norte e oeste", afirmou a autora da pesquisa e professora da Fiocruz Bianca Leandro em entrevista à Rádio Poli.

Ainda de acordo com a pesquisa, fatores como baixa infraestrutura hospitalar, redes de saneamento básico e água precárias e uma densidade populacional que dificulta adotar medidas de distanciamento social são fatores que aumentam a letalidade da enfermidade em algumas regiões do Rio. O levantamento mostra que, na pandemia de coronavírus, homens são mais atingidos que mulheres e negros são mais impactados que brancos.

Nas regiões com altíssima concentração de favelas, a taxa de letalidade da Covid-19 é de 19,5%, enquanto este número em bairros sem favelas é de 9,2% e a taxa de letalidade do município como um todo é de 11,7%.

"A dinâmica social no cotidiano da favela, sair de madrugada para trabalhar, usar transportes públicos muitas vezes lotados, ou se virar nos trinta para poder se manter são processos que determinam e explicam os diferentes padrões de adoecimento nessas populações", diz Leandro.

Pesquisa similar em São Paulo indicou que a letalidade do coronavírus é 60% maior em bairros pobres da cidade na comparação com os bairros ricos.


Fonte: Agência Sputnik

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle